A Google revelou esta semana que estava a planear o lançamento de um novo Gmail, desta feita mais funcional e com uma aparência diferente, mais minimalista e concordante com aquela que é a sua linha estética atual. A data de lançamento não foi revelada, mas o The Verge obteu algumas imagens que revelam a nova cara do serviço de email da gigante tecnológica.

Com base nas imagens publicadas, é possível observar a introdução de alguns elementos alheios à versão atual do programa. Para além das novas funcionalidades (Smart Reply, Snooze) conta-se a presença de uma nova barra lateral funcional, onde ficam comportadas algumas aplicações do G Suite, como é o caso do calendário e da app Keep, que lhe permite tirar notas e criar listas de afazeres.

Outra das novidades é a introdução de layouts variados, que vai dar ao utilizador a possibilidade de optar por uma de três organizações. A primeira dá destaque aos anexos dos emails, a segunda apresenta uma versão compacta, que abre espaço à exibição de um maior número de mensagens, e a terceira é uma versão base, que se aproxima da organização padrão do Gmail atual.

Note que tudo isto está articulado com base num traço minimalista, de tons claros, que encaixa no Material Design que a Google tem utilizado para decorar os seus serviços.

Apesar de não existir data de estreia oficial, é possível que venhamos a conhecer o novo Gmail em profundidade durante a próxima edição do Google I/O, que decorre nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.