O centro de desenvolvimento da Nokia comemora hoje o 25º aniversário e a data foi celebrada pela fabricante com a apresentação de alguns projetos que tem em mãos. Entre eles destaca-se o novo telefone de conceito da marca, o Nokia Gem, que é integralmente tátil.

Quando dizemos que o telefone é integralmente tátil não estamos a recorrer a qualquer figura de estilo: toda a superfície do equipamento é, efetivamente, sensível ao toque. Ou pelo menos seria, a concretizar-se o conceito revelado.

Para além de toda a superfície do equipamento ser tátil, a sua aparência e funcionalidades variam consoante o recurso que o utilizador pretende usar naquele momento, adaptando o equipamento a esse tipo de utilização.

[caption]Nokia Gem[/caption]

Se estiver a usar o serviço de mapas, por exemplo, de um lado do equipamento será mostrada a imagem com maior detalhe a localização do utilizador, enquanto do outro ser-lhe-á fornecida uma vista mais ampla da zona.

A ideia é que nenhuma zona do telefone seja desaproveitada durante a utilização, com os botões a ocuparem mesmo as zonas laterais e os topos do dispositivo, à medida que a utilização de uma ferramenta o exige.

[caption]Nokia Gem[/caption]

"Agora, quando se abre uma aplicação como a câmara, o telefone continua a parecer um telefone, com o Gem, quando se inicia a utilização da câmara, todo o telefone passa a parecer-se com uma câmara", exemplificou o chefe da equipa responsável pela ideia, num blog da Nokia.

Para percebermos melhor o que os engenheiros da empresa têm em mente para este dispositivo, foram disponibilizadas algumas imagens e um vídeo, que partilhamos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.