A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um vídeo do sobrevoo recente da BepiColombo por Mercúrio, que marcou a passagem mais próxima do planeta. A filmagem é composta por mais de uma centena de imagens, reunidas para produzir um time lapse cinematográfico do “encontro”.

A 4 de setembro último, na sua quarta assistência gravitacional, a BepiColombo ficou a 165 quilómetros da superfície cheia de crateras de Mercúrio. Durante a visita rápida visita, a sonda espacial usou as três câmaras de monitorização a bordo para captar uma vista detalhada do planeta. Também teve a sua primeira visão clara do polo sul de Mercúrio.

BepiColombo volta a passar por Mercúrio desta vez a apenas 165 km dos polos
BepiColombo volta a passar por Mercúrio desta vez a apenas 165 km dos polos
Ver artigo

As primeiras imagens mostradas no vídeo foram tiradas nos dias e semanas antes do sobrevoo, enquanto a sonda viajava pelo sistema solar interno a caminho do “encontro” com Mercúrio.

A aproximação foi feita pelo lado noturno do planeta, com o Sol a iluminar a sua superfície cheia de crateras a emergirem da escuridão, enquanto a BepiColombo ficava mais perto.

O timelapse é composto por 128 imagens diferentes captadas pelas três câmaras, M-CAM 1, 2 e 3. Mostra a planeta a “mover-se” para dentro e para fora dos campos de visão da M-CAM 2 e 3, antes que a M-CAM 1 veja o planeta a distanciar-se no final do vídeo.

Sonda BepiColombo deu uma segunda “espreitadela” a Mercúrio e já captou novas fotos do planeta
Sonda BepiColombo deu uma segunda “espreitadela” a Mercúrio e já captou novas fotos do planeta
Ver artigo

Mercúrio aparece pela primeira vez a uma distância de 191 km. A aproximação maior foi então a 165 km. A sequência termina a 5 de setembro, quando a BepiColombo estava a cerca de 243.000 km de Mercúrio.

Durante o sobrevoo, foi possível identificar várias características geológicas que a BepiColombo estudará com mais detalhe quando estiver na órbita em redor do planeta.

Quatro minutos após a maior aproximação, uma grande “bacia de anel de pico” chamada Vivaldi aparece. O nome serviu igualmente como “desculpa” para usar a composição "Quatro Estações" como banda sonora.

Veja o vídeo

Refira-se que as bacias de anel de pico são crateras misteriosas criadas por impactos poderosos de asteroides ou cometas, assim chamadas por causa do anel interno de picos num piso plano.

Clique nas imagens para mais detalhes

A BepiColombo é uma missão conjunta da ESA e da JAXA lançada em 2018 com o objetivo de investigar os mistérios de Mercúrio. A previsão era de que a sonda entrasse na órbita do planeta em 2025, mas tal só deverá acontecer em novembro de 2026, após alguns problemas com os propulsores,