Depois de uma primeira aproximação a Mercúrio em outubro de 2021, a sonda BepiColombo, da ESA e JAXA, deu uma segunda “espreitadela” ao planeta e captou novas imagens pelo caminho.
A ESA explica que a primeira das imagens partilhadas foi captada no dia 23 de junho a uma distância de 920 quilómetros da superfície de Mercúrio. Segundo a agência espacial, cinco minutos antes desta imagem ter sido captada, a sonda aproximou-se ainda mais do planeta, alcançando uma distância de 200 quilómetros da sua superfície.
Clique nas imagens para mais detalhes
Na imagem, captada por uma das câmaras do instrumento Mercury Transfer Module, é possível observar as múltiplas crateras que existem na superfície do planeta, que resultam de impactos de astroides e cometas. Se olhar com mais atenção poderá também encontrar alguns dos instrumentos da BepiColombo.
Recorde-se que, graças do seu sistema elétrico de propulsão “alimentado” a energia solar, a BepiColombo fez uma aproximação da Terra, assim como duas a Vénus, e estão previstas mais quatro passagens por Mercúrio até à entrada da sonda na órbita planeta em 2025.
Clique nas imagens para recordar da BepiColombo primeira aproximação a Mercúrio
Espera-se que a ESA revele ainda mais fotos da segunda aproximação da BepiColombo a Mercúrio no próximo dia 27 de julho.
Através das imagens recolhidas os investigadores esperam identificar crateras com origem de impactos, além de outros detalhes geológicos ligados à atividade vulcânica e tectónica do planeta, que poderão levar à descoberta de novos segredos acerca do papel do planeta na evolução do Sistema Solar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários