
A sonda da Agência Espacial Europeia identificou extensas regiões de água gelada na superfície do cometa que também é conhecido como Churyumov-Gerasimenko. A informação foi divulgada pela revista Nature, onde se explica que a descoberta foi feita pelos investigadores do Instituto Nacional de Astrofísica de Itália. Os cientistas recorreram a infravermelhos para identificar as manchas de gelo na região do cometa, baptizada como Imhotep.
Os dados recolhidos pela Rosetta já tinham permitido identificar pequenos cristais de gelo na superfície e vapor de água no 67P. As novas observações, dizem os cientistas, vêm confirmar a existência de água em quantidade significativa no cometa.
A Rosetta chegou ao Churyumov-Gerasimenko em agosto de 2014 depois de uma longa viagem, iniciada em 2004. Antes de chegar ao destino permitiu observar a Terra, Marte e dois asteróides. Quando a missão, já no destino final, completou o seu primeiro ano a ESA publicou um conjunto de imagens que resumem os passos mais emblemáticos.
Com a Rosetta, viajou para o cometa 67P o robot Philae, que foi o primeiro na história da humanidade a posar num cometa. Já comunicou com a Terra, mas as últimas informações indicam que não voltará a fazê-lo. As últimas tentativas de contacto foram feitas esta semana.
Nota de redação: Corrigida gralha no título. Obrigado aos leitores pelos alertas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários