Os dois novos modelos de portáteis da Sony, os Vaio Multi-Flip e o Vaio Tap 11, só chegam ao mercado português na última semana de dezembro, falhando por isso a época de Natal. A Sony não parece preocupada com a questão das vendas, estando mais preocupada com a qualidade dos produtos.

Como explicou ao TeK a gestora de produto Sony Vaio, Myriam Foucher, na linha Vaio tudo o que importa é a mensagem que o produto transmite relativamente à qualidade de construção e ao desempenho do PC. "Os Vaio não são pensados para vender em quantidade, são pensados em termos de qualidade", referiu a executiva.

Os Vaio Multi-Flip, disponíveis em versões de 13 e 15 polegadas, pertencem à categoria dos convertíveis. O ecrã do portátil consegue assumir três posições distintas - posição tradicional, posição de apresentação em que o ecrã fica nas costas da tampa do portátil e posição de tablet. Nesta última o ecrã fica com uma ligeira inclinação para que o uso em cima de uma mesa seja mais simples.

Em termos de especificações estes equipamentos conseguem dar resposta a quase todas as exigências: processador Intel i5 de quarta geração, 8GB de RAM, Intel HD Graphics 4400 e ecrã Full HD no Multi-Flip 13, enquanto o de 15 polegadas apresenta características semelhantes às quais se acrescentam uma Nvidia GeForce GT 735M e 1TB de armazenamento.

[caption]Vaio Multi-Flip[/caption]

O Vaio Tap 11 também é classificado como portátil pela Sony, apesar de no aspeto se assemelhar mais a um tablet. O teclado independente com acabamento em alumínio só se liga ao ecrã quando fechado. Nas especificações existem um processador Intel Pentium 3560Y, 4GB de RAM, 128GB em SSD e Intel HD Graphics 4400.

Confrontada com as parecenças que este modelo tem com os Surface da Microsoft, Myriam Foucher da Sony comentou que todos os fabricantes estiveram a desenvolver produtos nesta área. A executiva puxou de características como o peso e como o teclado para declarar superioridade do Tap 11 sobre os Surface.

[caption]Tap 11[/caption]

Os novos modelos tentam responder à cada vez maior procura que existe pelos tablets. A Sony acredita que muitos utilizadores não estão dispostos a largar um computador para ter um equipamento menos capaz, ainda que mais móvel, pelo que a procura por estes equipamentos está assegurada.

Os Multi-Flip e o Tap 11 destinam-se tanto para o mercado de consumo, como para os segmentos empresariais onde a profissão desdobra-se entre um local de trabalho e a casa, como para os artistas.

Todos os modelos suportam uma pen stylus da Sony e como demonstraram dois artistas conviados pela empresa na apresentação dos produtos, os resultados já são bastante satisfatórios a nível de precisão e de fluidez.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico