A Google não é a única a querer imaginar o futuro das videochamadas: a Logitech tem um novo projeto, chamado Project Ghost, com cabines “mágicas”. A solução, desenvolvida em parceria com a Steelcase, foi uma das novidades que a Logitech levou para a edição de 2023 da feira Integrated Systems Europe (ISE), em Barcelona.

Como avança a imprensa internacional, a Logitech começou a desenvolver o conceito por trás do Project Ghost em 2021, ainda antes da transição para o trabalho híbrido, quando as videochamadas tinham um peso ainda maior no dia-a-dia de muitos trabalhadores.

Clique nas imagens para mais detalhes 

O objetivo era desenvolver um sistema que permitisse uma maior imersão durante as reuniões online, mas que utilizasse tecnologia que já existisse. Para lá da cabine em si, o Project Ghost usa a tecnologia de videoconferências Logitech Rally, que suporta plataformas como o Zoom, Teams ou Google Meet.

Mas como é que tudo funciona? O sistema de comunicação recorre a um espelho para projetar a imagem da videochamada num ecrã de grandes dimensões, dando aos utilizadores a ilusão de que estão a ter uma conversa face-a-face. A webcam utilizada para captar o utilizador que entra na cabine está escondida, para uma sensação de conversa mais natural.

Veja o vídeo 

A Logitech quer lançar o sistema dentro de um ano, com as cabines e respetivas mobílias da Steelcase a estarem disponíveis para empresas interessadas nesse período. Segundo a empresa, a exibição do Project Ghost em feiras e conferências de tecnologia desempenhará um papel importante, permitindo receber o feedback necessário para assegurar que o sistema responde às necessidades do mercado.

Recorde-se que, no caso da Google, os testes ao Projeto Starline começaram no ano passado. O sistema da gigante de Mountain View usa uma combinação de câmaras e luzes para captar e projetar imagens virtuais em 3D, num ecrã próprio, sem que os utilizadores tenham de recorrer a headsets de realidade virtual ou outros acessórios.

Veja o vídeo