Há mais um equinócio de outono a chegar, e com ele está aberta mais uma temporada do extraordinário fenómeno das auroras boreais, também chamadas “Luzes do Norte”, um momento natural único que se produz quando os ventos solares “chocam” contra o campo magnético da Terra.

Nos últimos dias já houve "espetáculo” em países como a Finlândia, Noruega ou Suécia e os relatos dão conta da intensidade e do brilho das cores luminescentes que tingiram tais céus noturnos. Mais do que o fenómeno propriamente dito, foram as nuvens que acabaram por chamar mais a atenção, ao serem “contaminadas” pelo verde das auroras boreais.

"Trabalho aqui há dois anos e esta é a primeira vez que vejo auroras tão intensas que as próprias nuvens são verdes. Foi incrível!" refere Bjorn Vardling, citado pelo SpaceWeather, que assistiu ao fenómeno no Abisko National Park, na Suécia. Há relatos sobre ter acontecido espetáculo semelhante no norte da Noruega.

Com o equinócio de outono a apenas uma semana de distância, fica a expetativa de haver mais nuvens verdes a caminho. Por enquanto, na nossa galeria pode ver algumas das imagens que entretanto foram partilhadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.