Atualmente faz parte da rotina escolher um destino de férias com a ajuda de um motor de busca. Seja para encontrar sugestões de locais, seja para analisar as avaliações que fazem de determinados sítios ou apenas para afagar a vista com aquilo que pode encontrar em terras alheias.



A Internet é agora uma das principais aliadas do turismo, área em que Portugal é forte, mas cada um dos componentes acima referidos pode surgir em diversos modelos. No caso da fotografia, as panorâmicas podem ajudar a conhecer melhor e em antecedência locais icónicos de determinado sítio, aguçando assim ainda mais o apetite de visita.



No campo da fotografia digital e imersiva o português Nuno Madeira tem feito um esforço para contribuir e promover Portugal e não só. Através de muito trabalho pro bono, o fotógrafo tem como objetivo “divulgar as cidades e colocar a fotografia no local onde deve estar”, revelou em conversa com o TeK.



No projeto 360CityGuides, que ainda está em construção, é possível encontrar viagens panorâmicas de Nova Iorque, Lisboa, Porto, Monsaraz, Aldeia da Luz e Olivença. Mais do que fotografar, há todo um contexto e uma envolvência dos locais que podem ser explorados através deste tipo de fotografia.



A pensar nisto, Nuno Madeira tem-se esforçado para trabalhar com fotógrafos dos sítios onde vai. Desta forma o artista português acredita estar a contribuir também a promoção do trabalho das pessoas de cada localidade.

O que até aqui tem sido feito nos tempos livres, pode em breve sofrer uma transformação. A vila de Monsaraz gostou de tal forma do projeto que o vai apoiar como forma de promover o turismo local. E por acréscimo Nuno Madeira conseguiu também um novo local para explorar, a cidade espanhola de Toledo.

E os apoios são fundamentais para que o projeto possa continuar a evoluir. A cidade de Olivença já está disponível em duas versões, uma para desktop e outra mobile, e do “roteiro” de Nuno Madeira faz parte o lançamento de uma aplicação móvel que abranja as restantes localizações, para responder às novas tendências de consumo.



Em Portugal o próximo destino é o Forte de Nossa Senhora da Graça, no concelho de Elvas, um local que é reconhecimento como Património Mundial pela UNESCO. “Quero divulgar o local, contar a sua história”, explicou Nuno Madeira.



Os números que o fotógrafo tem conseguido nos sites dedicados que cria para cada localidade ajudam a comprovar a atração por este tipo de fotografia: só na página de Nova Iorque tem mais de 200 mil visitas únicas, num total de um milhão de visualizações; de Lisboa o número de visitantes ronda os 50 mil, enquanto no Porto o valor está próximo aos 10 mil.



Viajar sem sair do lugar


Muitos leitores podem já ter feito um paralelismo entre o projeto do empreendedor português e outros de larga escala que existem, como o Google Street View. Nuno Madeira diz que “é uma iniciativa excelente” e um dos melhores projetos que foi desenvolvido na área, mas não está satisfeito com toda a componente da ferramenta.



Isto porque além de ter fotografias de milhões de utilizadores, de boa e má qualidade, a informação sobre os locais é escassa. E esta mensagem foi entregue a um dos project managers da Google para o Street View durante uma conferência online da Associação Internacional da Fotografia de Realidade Virtual (IVRPA) em que Nuno Madeira participou.



Na opinião do especialista em fotografia, os trabalhos de profissionais e os trabalhos dedicados que existem sobre determinados locais deviam estar numa plataforma à parte ou então com ligação direta ao Google Street View.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico