O ChatGPT está na moda e o seu lançamento deu origem a uma onda de soluções que recorrem a Inteligência Artificial, com as gigantes tecnológicas a alinharem-se para concorrer com a OpenAI. Mas o que acontece quando se combina o popular chatbot com o Spot da Boston Dynamics? Uma equipa de especialistas em IA decidiu testar a ideia num novo projeto.
Num vídeo partilhado por Santiago Valdarrama, engenheiro de Machine Learning, é possível ver um cão-robot, ao qual foi integrado o ChatGPT, a dar resposta a perguntas feitas pelos especialistas, usando a tecnologia Text-to-Speech da Google para falar.
Veja o vídeo
Como explica o engenheiro no Twitter, os cães-robot da Boston Dynamics são concebidos para realizarem tarefas automatizadas diariamente, com cada uma das missões que cumprem a gerar um vasto conjunto de ficheiros.
O acesso à informação recolhida pelos robots não é uma tarefa fácil, sendo apenas destinada a engenheiros com conhecimentos na matéria. Segundo Santiago Valdarrama, o ChatGPT pode facilitar este processo.
Para tal, os especialistas partilharam os ficheiros gerados pelo Spot e os resultados das tarefas executadas com o chatbot, colocando questões usando esse contexto. Ao juntar uma interface de voz, o robot ganha uma forma de responder a perguntas.
Além do projeto com o ChatGPT, recorde-se que o Spot já ganhou várias profissões desde que saltou para o mundo do trabalho em 2019. Recentemente, o robot adicionou mais uma aventura profissional ao seu currículo, tornando-se artista com direito a uma exposição num museu australiano.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
A iniciativa faz parte de um projeto da artista Agnieszka Pilat e envolve três robots Spot, que vão ser treinados ao longo de quatro meses para pintar uma obra para National Gallery of Victoria (NVG) em Melbourne. A obra de arte criada pelos robots estará em exposição durante a Trienal da NVG, que decorrerá em dezembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários