A Kérastase e a Withings, as empresas responsáveis pela criação da Hair Coach, dizem que esta é a primeira escova de cabelo inteligente do mundo. Será? A finalidade, contudo, é deixada clara: aferir o estado de saúde do seu cabelo, analisar os efeitos que as rotinas diárias estão a ter nele e fornecer conselhos personalizados.

E o funcionamento desta escola de cabelo digital é mais avançado do que o próprio design indica à primeira vista: um conjunto de sensores integrados na escova recolhem informação relativa ao seu cabelo e couro cabeludo e enviam os dados para o seu smartphone, que tem instalada a respetiva app móvel para iOS ou Android. O processo é desencadeado assim que começa a escovagem e tem igualmente em conta fatores externos como os índices de humidade, temperatura, vento e raios UV no ambiente em redor do utilizador.

 

Esse lote de sensores instalados na Hair Coach, que inclui um microfone, deteta situações de fraqueza e secura do cabelo, bem como pontas estragadas, por exemplo. Em simultâneo, são analisadas a pressão exercida sobre o cabelo com a escova, a quantidade de passagens e também o padrão das passagens, para que seja possível ver depois na app os conselhos de escovagem mais indicados para o estado atual do cabelo, em tempo real.

Enquanto escova convencional, a Kérastase Hair Coach Powered by Withings apresenta, segundo as marcas, um design leve, com um cabo confortável e filamento em nylon.

A Hair Coach foi distinguida na CES 2017 com um Innovation Award, sendo que o lançamento está previsto para este outono. Pode solicitar o envio de notificações assim que a escova estiver à venda na Europa. Relembre-se que a Withings foi adquirida pela Nokia no início deste verão.