A Honda apresentou o seu novo veículo elétrico autónomo de trabalho, uma nova categoria de automóveis construídos para operarem em diversos cenários profissionais. O Honda AWV (Autonomous Work Vehicle) promete melhorar a produtividade da mão-de-obra em locais como estaleiros das obras ou outros cenários profissionais em que é necessário transportar matérias-primas, ferramentas ou qualquer objeto de um lado para o outro.

O novo modelo é mostrado como sendo o seu veículo autónomo de terceira geração, tendo a capacidade de transportar até duas paletes de materiais pelos cenários de trabalho, sem qualquer intervenção humana que não seja carregar ou descarregar o veículo. A fabricante procura agora empresas que queiram adotar o novo veículo, que vai estar exposto no CONEXPO 2023 em Las Vegas.

Veja na galeria imagens do Honda AWV:

O veículo pode ser programado para se deslocar autonomamente ou manualmente através de controlo remoto. Sendo todo-o-terreno, este pode chegar a pontos onde outros veículos tenham maior dificuldade de circular. A Honda diz que continua a desenvolver acessórios e ferramentas para alargar o lote de opções de trabalho desta plataforma, em diferentes cenários.

Para já, o veículo tem uma capacidade de carga de cerca de 900 quilos, com espaço para duas paletes do tamanho de uma cama convencional. O seu sistema de navegação baseia-se no GNSS, suportado por sensores LiDAR, que a marca diz ter melhorado em locais onde o sinal é fraco ou inexistente. Tem uma interface para ser utilizado num tablet que diz ser simples de utilizar, suportado por conetividade em cloud.

A fabricante destaca ainda que a bateria do veículo é maior e com maior capacidade, prometendo autonomia para até 10 horas. O Honda AWV pode circular a uma velocidade mais rápida que os anteriores modelos, o máximo de 16 km/h. E os seus sensores evitam colisões contra obstáculos ou outros veículos na via, recorrendo a localização por GPS, radar LiDAR e câmaras de visão.