Gostava de enviar o seu próprio satélite para o espaço? A missão ficou muito mais simples depois de a empresa PocketQube ter disponibilizado a primeira versão de um kit do it yourself que permite construir um micro-satélite artificial.



Possivelmente a missão não está de facto ao alcance de todos por duas razões: nem todos têm os devidos conhecimentos e nem todos têm disponíveis seis mil dólares para fazer o investimento no kit de desenvolvimento.

Mas para entusiastas, investigadores e equipas de desenvolvimento esta é uma boa oportunidade para fazer algumas ideias saírem da gaveta e para as enviar para o espaço, literalmente.



O “pacote” é composto pelo esqueleto do micro-satélite, um módulo rádio para envio de dados, um circuito Labsat que alimenta a componente eletrónica do dispositivo e um micro-computador que funciona como central de controlo. A imaginação dos investigadores fará o resto.



O kit não vem com painéis solares, pelo que os interessados deverão sempre considerar este investimento extra. Outra parte que vai ser preciso trabalhar é a do envio para o espaço, mas também existem empresas no mercado que resolvem esta questão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico