A norte-americana Space Perspective propõe-se levar pessoas ao espaço num balão de ar quente de alta tecnologia, com uma cápsula pressurizada suspensa por um dirigível de grandes dimensões.
O “transporte” leva o nome de Neptune e será capaz de atingir a estratosfera, ficando a 30,6 km de altitude da Terra. Além do piloto, a bordo poderão seguir oito passageiros, que terão de desembolsar “apenas” 125 mil dólares (cerca de 105 mil euros) para poderem usufruir de uma viagem espacial de seis horas e meia, com vista panorâmica de 360 graus.
Com uma dimensão semelhante à de um estádio de futebol americano, a cápsula pressurizada da nave espacial Neptune está ligada a um balão de hidrogénio concebido para a fazer subir progressivamente até aos céus.
De acordo com a Space Perspective, a Neptune demora cerca de duas horas a ascender a uma altitude prevista. Depois de duas horas a pairar na estratosfera, a nave espacial começa a sua descida em direção à Terra – ou mais precisamente ao mar, onde os passageiros passam depois para um navio que os leva para terra.
Até agora tudo tem corrido como planeado e como Jane Poynter, co-fundadora da Space Perspective, detalhou durante a última edição do Web Summit. A empresa tinha previsto iniciar a campanha de voos em 2021, ainda sem a cápsula completamente pressurizada, mas em modelo de dimensão à escala e assim foi, com o voo inaugural a acontecer na semana passada.
Já o primeiro voo de teste com um piloto deverá acontecer em 2023 estando previsto que os voos comerciais comecem no ano a seguir. No Web Summit virtual de Lisboa Jane Poynter também referiu que a venda de bilhetes, a 125 mil dólares cada, arrancava este ano, e foi isso que aconteceu no passado dia 23 de junho.
Apesar do valor não “servir” para todas as carteiras, as “entradas” para os três primeiros voos da nave espacial Neptune venderam-se rapidamente. Na verdade, a proposta da Space Perspective é das mais acessíveis, tendo em conta outras futuras alternativas de turismo espacial que estão a ser faladas.
Ao todo, e empresa tem planeados cerca de 500 voos até 2030, por isso, e se não tem muita pressa ainda está a tempo de comprar o seu bilhete. Por enquanto só tem de pagar uma caução de reserva de 1.000 dólares.
“Desde as missões Apollo que sonhamos com a visão do espaço”. Agora está na altura do sonho se transformar em realidade, referiu Jane Poynter durante o Web Summit. A ideia que ficou patente é que não se trata apenas de um voo para o Espaço: o que se está a oferecer é toda uma experiência emocional. “É uma epifania”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários