Printoo é o nome do novo projeto submetido à plataforma de crowdfunding pela Ynvisible, um spin-off do grupo YDreams. Trata-se de uma plataforma modular, flexível e com a espessura de uma folha de papel. Baseia-se em tecnologias de eletrónica impressa, compatível com Arduino e totalmente suportada em tecnologias open-source.


"Os primeiros kits do Printoo contêm novos módulos impressos, incluindo uma fita de LEDs do VTT, baterias impressas da Blue Spark Technologies e Enfucell, foto-detectores do ISORG, células fotovoltaicas impressas da Mekoprint e ecrãs impressos da Ynvisible", explicam os promotores.



Estes pacotes irão ainda incluir módulos como Bluetooth LE, Motores DC, matrizes de LEDs flexíveis e um conjunto de sensores.


O projeto foi submetido na passada quinta-feira e em 72 horas alcançou o objetivo, que passava por reunir 20 mil dólares de financiamento. Mesmo com a meta atingida, a campanha mantém-se ativa até ao próximo dia 17 de maio. Na altura em que publicamos esta notícia, o projeto já excedia em 6 mil dólares o valor proposto.



O dinheiro recolhido através da campanha vai permitir implementar a cadeia de produção e distribuição do Printoo. Prevê-se que as vendas da plataforma tenham início no mês de Setembro. Os kits vão custar entre 45 e 525 dólares.



A YDreams estreou-se no Kickstarter com o Ziphius, um robot aquático desenvolvido por outro spin-off do grupo, a Azorean. O projeto precisava de 125 mil dólares para reunir condições e passar de protótipo a produto comercial. O objetivo foi cumprido e o dispositivo está neste momento em fase de produção. Chegará às lojas mais para o final do ano, mas já pode ser pré-reservado.



Num vídeo a empresa portuguesa explica o conceito e a tecnologia.

Nota de redação: Foi corrigida informação na notícia, relativamente à relação entre a empresa que submete esta campanha ao Kickstarter e a que criou o Ziphius. São ambas spin-offs da YDreams.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico