
Temos visto os robots da Figure AI a executar diversas tarefas domésticas, incluindo dobrar e arrumar peças de roupa, com grande precisão. É o caso do Figure 2, que desempenha tarefas em ambiente industrial, mas também domésticas, tendo a capacidade de improvisar para um resultado mais profissional. Pode parecer uma tarefa “banal”, mas considerando que as peças de roupa são difíceis de agarrar e manusear, mais que objetos rígidos, este é um teste à consistência da máquina, da visão computacional e claro, das articulações do robot.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
A empresa deixou um "teasing" em forma de convite para a apresentação do Figure 3, previsto para a próxima quinta-feira. O vídeo não mostra o robot a fazer nenhuma acrobacia, mas sim a ser vestido, como que a rigor para a ocasião. Ou seja, sem ser muito diferente das anteriores versões, o Figure 3 apresenta uma nova camada têxtil por cima do seu encouraçado metálico.
Veja na galeria imagens do Figure
Este revestimento parece tornar o robot bem mais delicado, sobretudo se este tiver sido criado para interagir com humanos. Por isso, tudo indica que este seja um modelo para servir de companheiro inteligente, com capacidade para fazer algumas tarefas domésticas. E não se trata de ter apenas uma camada têxtil no seu corpo, o vídeo mostra uma quantidade de roupas diferentes que o robot pode vestir.
Como refere o Digital Trends, a Figure AI já partilhou os seus planos para testar os robots humanoides em ambientes domésticos. A sua plataforma de inteligência artificial, Helix, processa a visão, linguagem e mantém a capacidade de aprender rápido as tarefas domésticas, incluindo colocar a loiça na máquina de lavar, separar a roupa suja ou arrumar os pratos.
Veja o vídeo
Já o Figure 02 tornou-se “empregado” da BMW durante cinco meses, assistindo a linha de produção dos componentes da carroçaria, trabalhando 10 horas por dia. Segundo o CEO da Figure AI, Brett Adcock, este é o primeiro da sua classe a executar este tipo de trabalhos, de forma consistente. O robot executou trabalhos tais como inserir placas de metal em fixações específicas, que depois foram montadas como parte do chassis. É referido que o robot tinha de ser particularmente destro para completar este passo na produção.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários