A BMW e a startup de robótica Figure testaram uma nova geração de robots numa das fábricas da automóveis da construtura. O Figure 02 completou com sucesso os testes propostos num ambiente de produção real, refere a fabricante em comunicado. Este teste bem-sucedido abre portas a aplicação de robots humanoides na sua linha de produção.
De recordar que a startup já tinha surpreendido com a primeira geração do seu robot, numa parceria com a OpenAI para criar um modelo inteligente. O resultado foi bastante “assustador”, no sentido do realismo na conversa e na manipulação de objetos, entre o robot e um humano. Entre a interação, o humano fala de forma natural com o robot, fazendo-lhe perguntas sobre os elementos em seu redor e este responde com bastante naturalidade.
Veja na galeria imagens do Figure 02 na BMW:
No caso do Figure 02, o robot esteve em teste durante várias semanas na fábrica BMW Group Plant Spartanburg no sul da Califórnia. O robot executou trabalhos tais como inserir placas de metal em fixações específicas, que depois foram montadas como parte do chassis. É referido que o robot tinha de ser particularmente destro para completar este passo na produção.
A fabricante destaca que a utilização do robot poupou os funcionários de executarem tarefas ergonomicamente desgastantes e cansativas. A BMW e a Figure estão agora a avaliar como é que estes robots humanoides se podem encaixar na produção mais segura de automóveis. Um dos executivos da empresa destaca que a robótica é muito promissora. E que depois dos testes preliminares, a empresa está agora a determinar as possíveis aplicações do robot na produção. A BMW diz que pretende acompanhar esta tecnologia, desde o desenvolvimento à industrialização.
Veja o vídeo
A eficiência, digitalização e sustentabilidade são vistos como centrais na visão da fabricante alemã. Os testes ajudaram a aprender sobre os requisitos a ter em conta para integrar este tipo de robots multidisciplinados num sistema de produção já existente. Para tal, os humanoides necessitam de comunicar com o sistema em condições reais. Segue-se agora a próxima fase de colaboração entre a BMW e a Figure e alterar os mesmos baseados na experiência.
Nesta segunda geração do Figure, o robot ganhou pernas para mobilidade e as suas capacidades avançadas de destreza, sendo ideal para cenários fisicamente exigentes, ou situações pouco seguras para funcionários humanos ou mesmo, durante processos repetitivos.
A startup diz que o Figure 02 tem três vezes mais capacidade de processamento que o anterior, a comunicação por voz foi melhorada, tem melhores câmaras, microfones e sensores, assim como uma bateria de alta performance. As mãos do robot são de quarta geração e têm 16º de liberdade e força equivalente à humana.
Veja imagens da primeira geração do Figure:
O novo robot tem capacidade de executar tarefas semelhantes aos humanos de forma autónoma, desde a manipulação dinâmica ou que seja necessário coordenar as duas mãos. A startup diz que consegue colocar peças com uma precisão de milímetros.
De salientar que também a Tesla está prestes a começar a utilizar os robots Optimus nas suas fábricas, prevendo-se o início já no próximo ano. Numa primeira fase, os robots vão ser utilizados na fábrica, esperando-se o início da produção para venda em 2026.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários