O top 10 dos serviços de internet mais populares do ano volta, em 2024, a ter a Google na liderança sem grandes surpresas, mas uma análise da Cloudflare mostra que no resto da tabela, entre países e categorias, 2024 têm algumas particularidades.
O top dos serviços de internet mais populares é apurado a partir da análise de tráfego gerado ao longo do ano por cada nome de domínio (DNS). É nesse indicador que os sites da Google não dão hipótese à concorrência, numa posição que inclui diferentes serviços com acesso a partir do domínio principal, do motor de pesquisa, ao Mapas, passando pelo Calendário.
Na segunda posição do top surge o Facebook, seguido da Apple e do TikTok, com a Amazon Web Services a fechar o Top 5. Neste top global, os serviços acessíveis a partir do domínio da Microsoft (que como acontece no caso da Google são vários) surgem na 6ª posição.
Na comparação com a realidade portuguesa, as cinco posições do top da Cloudflare mostram algumas diferenças significativas. Google e o Facebook também por cá foram os dois serviços online mais acedidos ao longo do ano. Já na terceira posição surge o domínio da Microsoft, que no top global só aparece em sexto lugar.
No top 5 português dos serviços mais populares há ainda outro domínio relacionado com serviços da Microsoft, o do Office / Microsoft 365. Mais abaixo na tabela, na 9ª posição, está também o Outlook, numa prevalência que a Cloudflare reconhece que é uma particularidade de Portugal. No caso do Outlook, por exemplo, o domínio nem sequer aparece como um dos 10 mais visitados do top global.
No que se refere ao resto das posições do Top 10 global, a Cloudflare destaca que o TikTok ameaçou a 3ª posição de DNS mais visitado da Apple (também porta de entrada para diferentes serviços) em vários momentos. Microsoft e Amazon Web Services também trocaram de posição várias vezes ao longo do ano, enquanto o Instagram consolidou o lugar ao longo de 2024, em termos de popularidade e volume de acessos, acabando por subir uma posição na tabela dos serviços mais populares, face a 2023. O WhatsApp estreia-se este ano no Top 10.
Como pode ver na galeria abaixo, a análise da Cloudflare estendeu-se a vários segmentos específicos, elegendo os serviços mais populares também em áreas como a IA generativa, o comércio eletrónico, o streaming de vídeo, notícias e outros.
Top 10 dos serviços de internet mais populares de 2024, por categorias
Na IA generativa, sem surpresas, o ChatGPT foi o DNS que gerou mais tráfego ao longo do ano. Liderou o top neste segmento específico, mas também acelerou no top global dos serviços de internet mais usados. No ano passado estava perto da 200ª posição nesse top, este ano ronda a posição 56 (com mais tráfego durante a semana e menos ao fim-de-semana).
O segundo serviço que gerou mais tráfego neste segmento em 2024, também não se alterou face ao ano passado, continua a ser o Character.AI, uma plataforma de chatbots. Já o Claude, da Anthropic, ganhou adeptos e interesse, sobretudo depois do lançamento do último LLM e da sua disponibilização na Europa, ascendendo à 5ª posição. Destaque ainda para a plataforma da Perplexity que começou o ano fora do Top 10 e já vai a meio da tabela.
Nas redes sociais não há grandes mudanças, com as sete principais posições da tabela a manterem-se inalteradas este ano. Acontece o mesmo nos serviços de vídeo streaming, mas só no que se refere às três primeiras posições.
No comércio eletrónico, a Amazon mantém a liderança, mas o resto do top está dominado por plataformas chinesas, que preenchem a maior parte das posições que restam. A Taobao e a AliExpress integram o top 3, que no ano passado fechava com o eBay. Agora aparece apenas na 7ª posição.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários