
A invenção recebeu o nome de Case N e já está a ser "anunciada" na N Store no Japão, mas ainda tem alguns obstáculos a superar antes de se tornar uma opção verdadeiramente útil.
A ideia foi desenvolvida no âmbito da demonstração de acessórios de segurança e numa campanha de marketing para o novo modelo de carrinha da Honda, tirando partido dos conhecimentos de engenharia da marca.
O objetivo é evitar os danos nos telemóveis decorrentes de quedas, que resultam muitas vezes em ecrãs partidos, adicionando um airbag - na verdade seis - que abrem em apenas 0,2 segundos quando é acionado o alerta de queda, verificado através do acelerómetro do equipamento.
Todos os detalhes e o processo de experimentação estão explicados pelo engenheiro responsável pelo desenvolvimento no vídeo que reproduzimos abaixo, mas que vale mais pelas imagens do que pela informação factual e documental, a menos que o leitor seja fluente em japonês.
Em Portugal não existem dados fiáveis sobre acidentes com os smartphones que dão origem a reparação e substituição, mas números de uma seguradora britânica colocam os custos de reparações efectuadas entre 2007 e 2011 nos 1,9 mil milhões de euros só no Reino Unido.
As imagens abaixo detalham alguns dos componentes que integram o Case N e também imagens dos procedimentos e equipamentos usados nos "testes" da Honda.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários