
Com a sua terceira “versão”, o robot Cheetah adquiriu novas habilidades, que o seu mentor MIT acaba de revelar publicamente. Num vídeo publicado no YouTube, o Cheetah 3 começa por dobrar as suas quatro pernas e por fazer exercício numa passadeira. Chega até a saltar. E também treina subir umas escadas improvisadas.
A cena melhora quando o robot é “solto”. Ao ar livre o Cheetah corre, sobe escadas e foge a tentativas de captura. Melhor ainda é saber que o faz “às cegas”.
Intencionalmente, a equipa de investigadores por detrás do robot retirou-lhe a visão, com o objetivo de o fazer mover sem depender das câmaras, apenas socorrendo-se dos restantes sensores.
O vídeo é demonstrativo das melhorias de hardware do Cheetah nesta sua terceira geração e da sua “locomoção cega”, que utiliza uma série de algoritmos para evitar contacto, reordenar movimentos e determinar a força a usar a cada passo. Os engenheiros do MIT comparam o conceito aplicado ao autómata de 40 kg à deslocação de um cão que caminha através de uma habitação sem luz.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Jogo de estratégia tática Star Wars: Zero Company inspira-se na série XCOM -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Reve Image é o novo motor de geração de imagens de IA super realistas -
How to TEK
Como eliminar as passwords guardadas no Google Chrome, Edge e Firefox?
Comentários