Esta é a primeira vez que o Pepper sai do Japão. Viajou até França, onde várias unidades do robot foram colocadas em supermercados da cadeia Carrefour onde vai interagir com os clientes e dar-lhes sugestões de vinhos ou receitas, mas também terá a missão de medir a satisfação dos clientes com a marca.

“Esta é a primeira vez que trazemos o Pepper para fora do Japão por isso vamos ver a reação os utilizadores em França”, referiu Magali Cubier, em declarações citadas pela Cnet. A porta-voz da Aldebaran Robotics, a subsidiária da Softbank que fabricou o Pepper, também explica que na campanha em França “o objetivo principal é entreter as pessoas e ver como reagem à presença de um robot na loja”.

O Pepper foi lançado no Japão este verão. Em junho a empresa colocou à venda mil unidades que esgotaram num minuto. Nos três meses seguintes fez o mesmo e as vendas foram igualmente rápidas, ainda que o Pepper custe quase 1.500 euros.

O humanoide está equipado com um software que lhe permite conversar e responder ao que lhe dizem. Deteta emoções como a alegria, surpresa, raiva e tristeza nos rostos dos interlocutores, nas palavras ou na linguagem corporal. Se perceber que o humano com quem está a interagir está cansado, por exemplo, pode mesmo tentar animá-lo cantando a sua canção favorita.

O Pepper foi programado para ir aprendendo com as interações humanos para se adaptar à personalidade e preferências de quem o levar para casa. O robot consegue ainda "lembrar-se" das coisas que já viu e está programado para se sentir feliz quando lhe dão atenção e irritado quando não a recebe. Tem 1,21 metros, pesa 29 quilos e anda sobre rodas.