Depois da primeira meia-maratona que juntou humanos e robots na China, há mais uma modalidade a pôr à prova as habilidades desportistas robóticos. No último fim de semana, Pequim recebeu o primeiro torneio de futebol protagonizado apenas por robots humanoides.

Ao todo, quatro equipas de robots defrontaram-se em partidas de 3 contra 3, num torneio que é descrito como uma preparação para a primeira edição dos World Humanoid Robot Games, que decorrerão na capital chinesa entre os dias 15 e 17 de agosto.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Segundo a organização do torneio, os robots usados eram totalmente autónomos, usando uma combinação entre sensores de visão avançados e software “alimentado” por IA, desenvolvido por estudantes universitários, para identificarem a bola e percorrem o campo sem intervenção humana.

A grande vencedora foi a equipa de robótica da Universidade de Tsinghua, que, no último jogo do torneio, derrotou a equipa da Universidade de Agricultura da China, com uma pontuação de 5-3.

Apesar da intensidade dos jogos, o desempenho dos robots ainda está longe do nível de um jogador humano. Além de dificuldades em chutar a bola, as partidas ficaram marcadas por várias quedas. Alguns dos robots não conseguiam mesmo levantar-se, precisando de ser levados socorristas em macas.

Em declarações à Associated Press, Cheng Hao, CEO e fundador da Booster Robotics, empresa responsável pelo fornecimento dos robots, explica que as competições desportivas apresentam-se como campo de teste ideal, permitindo acelerar o desenvolvimento dos sistemas de hardware e software, assim como de algoritmos.

De acordo com o responsável, a empresa poderá organizar torneios entre humanos e robots no futuro. “Mas isso significa que temos de assegurar que os robots são completamente seguros”, realça.