O DGX Spark e o DGX Station, os supercomputadores pessoais para IA da Nvidia, não foram a única novidade apresentada pela gigante norte-americana na GTC 2025. Já no final do keynote de Jensen Huang, fundador e CEO da empresa, um pequeno robot “roubou” as atenções.
O robot, chamado Blue, foi originalmente apresentado pela Disney Research em 2023. Com um aspecto que remete para a saga Star Wars, e até algumas parecenças com o protagonista robótico de WALL-E, o pequeno autómato ganha agora mais vida graças a uma colaboração entre a Nvidia, Disney Research e Google DeepMind.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
As três empresas trabalharam em conjunto para desenvolver o Newton, um novo motor de física usado para simulações robóticas. Como explica a Nvidia, as simulações permitem que engenheiros e investigadores treinem, desenvolvam, testem e validem algoritmos de controlo de robots, assim como protótipos, em ambientes mais seguros e de maneira mais “económica”.
A Disney será uma das primeiras empresas a usar o Newton para acelerar o desenvolvimento dos seus robots para entretenimento, como os BDX Droids, dos quais o Blue faz parte.
Veja o vídeo
De acordo com a Nvidia, o Newton permitirá o desenvolvimento de robots mais expressivos, com capacidade de aprender a dominar tarefas complexas com maior precisão. O novo motor de física conta também com capacidades de personalização, para experiências robóticas mais interativas.
A empresa indica que o Newton será compatível com as ferramentas de desenvolvimento de robots da DeepMind e deverá lançar uma versão Open Source inicial do motor ainda este ano.
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários