Ao contrário daquilo que indicavam vários rumores, a conferência da Samsung na CES 2018 não foi o palco de apresentação dos primeiros detalhes do novo Galaxy S9. Em vez disso, a gigante sul-coreana apostou na unificação de um ecossistema de aparelhos que diz querer tornar mais inteligente. Apesar de se manter o foco nos produtos (e note que não foram poucos), a empresa tecnológica quis transmitir que o seu futuro passa pela unificação dos seus equipamentos numa plataforma comum, tal como a concorrência (Apple, Amazon) conseguiu concretizar desde há vários anos a esta parte.

O elo de união, neste caso, é a comunicação entre dispositivos. O Bixby será uma ferramenta essencial neste processo de estabelecimento de vias de comunicação e, de acordo com a Samsung, vai passar a ser integrado em televisões e eletrodomésticos da marca.

Contudo, no domínio das televisões, o Bixby não é a maior surpresa. Essa chama-se "The Wall" e consiste numa TV modular que pode ser configurada para adoptar o tamanho que o utilizador quiser. Na CES, a Samsung exibiu uma versão de 146 polegadas que dificilmente caberia numa sala comum. Note que este é um equipamento ainda em fase conceptual e a empresa não entrou em muitos detalhes acerca do seu funcionamento, mas o que fica das primeiras impressões é que será possível aumentar e diminuir o tamanho da imagem exibida através da adição (ou subtração) de módulos.

tek the wall

Com a adição do assistente virtual da Samsung, tanto esta como as restantes televisões da marca vão ganhar novas funcionalidades. Por exemplo, se precisar de conhecer uma previsão meteorológica para as próximas semanas, ouvir uma música específica no Spotify ou ver fotografias armazenadas na sua cloud, basta pedir à sua TV que o Bixby estará pronto a atender-lhe o pedido.

Mas embora a "The Wall" ainda esteja longe de se tornar uma realidade, a empresa anunciou outras propostas que parecem prontas a sair do forno. Um dos exemplos é o caso da Q9S, uma televisão 8K de 85 polegadas com inteligência artificial integrada que a tecnológica diz ser capaz de fazer upscale de conteúdos 4K para 8K.

A isto juntou-se ainda um quadro branco digital, o Flip, que pode ser utilizado para dar novas dinâmicas a apresentações profissionais ou salas de aula.

 

No domínio do software e dos serviços, foi anunciado que a cloud IoT da Samsung vai passar a funcionar para todos os equipamentos da marca, facilitando assim a comunicação e interação entre dispositivos de diferentes segmentos.

Graças a esta integração, a app SmartThings, que também vai chegar ao Gear S3, vai fazer com que a sua TV possa funcionar como o painel de controlo de todos os aparelhos inteligentes que tiver em casa. Os produtos suportados não serão apenas Samsung.

Em adição, a empresa aproveitou para anunciar que todos os produtos lançados a partir de 2020 não só terão ligação à internet como contarão com o Bixby integrado.

 

Nos computadores, merecem destaque os novos Notebook 7 Spin e Notebook 9 Spin. Ambos são portáteis convertíveis, com um eixo de inclinação do ecrã de 360 graus, e ambos integram suporte para a S Pen da Samsung.

O Notebook 9 conta ainda com um display de 13,3 polegadas, um processador de oitava geração Intel Core i7, até 16GB de memória RAM, 512GB SSD de armazenamento interno, teclado retroiluminado, sensor de impressões digitais e sistema de reconhecimento facial, uma porta USB-C, uma USB-A, uma entrada HDMI e uma slot para cartões microSD.

O Notebook 7, por sua vez, apresenta um processador de oitava geração Intel Core i5, um armazenamento interno SSD de 256GB e um display de 13,3 polegadas.

tek samsung máquina de lavar

No que toca ao segmento doméstico, a Samsung apresentou uma nova máquina de lavar roupa, que garante lavagens até 35% mais rápido do que a velocidade média dos seus equipamentos atuais, e um frigorífico inteligente com Bixby integrado e um sistema de som AKG.

Ainda na linha do som, mas ligeiramente mais discreto do que um frigorífico, a tecnológica sul-coreana apresentou uma barra de som, a NW700, e uma coluna minimalista (VL5) que conta com um disco magnético onde pode ser ajustado o volume

tek samsung vl5

A fechar houve ainda tempo para revelar alguns detalhes acerca do processador Exynos 9810, que deverá estrear-se no mercado a bordo de algumas unidades do próximo Galaxy S9.