Scott Kelly e Mikhail Kornienko chegaram esta madrugada, tocando a terra firme no Cazaquistão, numa viagem que a NASA TV transmitiu em direto. Os momentos mais importantes foram resumidos no vídeo que pode ver a seguir.

Foi a primeira vez na história que um americano passou tanto tempo seguido no espaço, num recorde que pertence ao russo Valeri Polyakov, com 437 dias na estação espacial Mir. 

Mas a missão não tencionava bater recordes, mas antes estudar os efeitos da exposição prolongada do corpo humano a um ambiente sem gravidade, antecipando as futuras e prováveis missões a Marte.

Antes de abandonar as instalações especiais da Estação Espacial Internacional, Scott Kelly referiu que ainda estava capaz de aguentar mais 100 dias a bordo, mas que estava pronto para regressar a casa. “Fisicamente sinto-me muito bem. A parte mais complicada é estar isolado das pessoas que estão em terra e que são importantes para nós”.

Nas últimas horas que passou na ISS, o astronauta aproveitou para somar mais algumas imagens aos seus “álbuns sociais”, mencionando as saudades que iria sentir de algumas “vistas”. Veja as últimas fotos publicadas por Scott Kelly e algumas das que foram registadas ao longo dos últimos meses na próxima galeria.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.