Se à primeira vista o conceito de automóvel elétrico pretende diminuir a pegada carbónica no meio ambiente, isso não significa que haja limitações para a estravagância dos modelos topo de gama. A Porsche revelou o Mission X, um protótipo conceptual de um supercarro totalmente elétrico. O modelo funde o design moderno com características dos seus veículos icónicos.

O Mission X apresenta uma cúpula de vidro leve no topo da cabine, inspirado numa cabine de um avião sobre os dois ocupantes, que foi retirado do Porsche 917 de 1969. Tal como o anterior Mission R, mostrado em 2021, o novo veículo tem uma estrutura composta por fibra de carbono. E acima do para-brisa há uma pequena superfície de vidro adicional, que a fabricante chamou de ecrã Daytona, por oferecer uma visão melhorada das curvas acentuadas tal como nos veículos de corrida.

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E as suas portas são de estilo Le Mans, abrindo para cima, igualmente inspirado no clássico 917. Este modelo antigo contribui ainda para a longa curva da silhueta, que se estende para cima desde o capot frontal plano, até aos seus guarda-lamas. Estas linhas pretendem esculpir os seus desportivos e prepará-los para o futuro.

A missão da fabricante é exatamente colocar um foco forte no desempenho do veículo e ser tecnologicamente eficiente e sustentável, sem nunca esquecer as linhas de design emblemáticas da marca. A marca diz que a carroceria do veículo foi pintado num tom de castanho, que a fabricante chamou de Rocket Metallic, com a característica que dependendo do ângulo de visão, os seus tons mudam do claro para o escuro.

O veículo é composto por lâminas aerodinâmicas transparentes no eixo traseiro, projetados para atuarem como turbinas para arrefecer os travões das rodas. As jantes do Mission X são de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira.

Porsche Mission X
Porsche Mission X

O módulo de iluminação frontal também é fruto de inspirações, refere a marca. Os designers reinterpretaram o gráfico característico de quatro pontos, sendo que a forma vertical básica dos faróis principais inspiram-se nos automóveis de corrida históricos, tais como o Porsche 906 e o 908, mais puxados para baixo em direção ao asfalto. A estrutura enquadra módulos de LED, com elementos estreitos das luzes diurnas e indicadores de mudança de direção. Já na parte traseira, é possível encontrar a inscrição Porsche transparente e luminoso na unidade de luz contínua.

Um detalhe de design é que a letra “E” do logotipo da Porsche pisca, de forma “misteriosa” durante o carregamento do veículo, comunicando o processo com o condutor.

Obviamente que ainda não se sabe se este conceptual um dia vai chegar à produção, mas dá um olhar firme e agradável daquilo que a Porsche pretende para o futuro.