É um conceito arrojado, mas aliciante na mesma proporção: ter sapatilhas que são facilmente personalizáveis, bastando para isso usar uma aplicação de smartphone. Este é o objetivo a que se propõe a Shiftwear, uma startup que está a recorrer ao Indiegogo para tornar o produto realidade.

O segredo está nos ecrãs HD flexíveis que são usados na construção do calçado. Desta forma é possível o utilizador enviar conteúdos para as sapatilhas, sejam eles estáticos ou em movimento, a preto e branco ou a cores. Para perceber realmente do que se trata, o melhor é ver o vídeo:

Além da componente de design e visual, os Shiftwear destacam-se pela inclusão de outras tecnologias. Por exemplo, os ecrãs são carregados pela própria energia do movimento gerada pelo utilizador ao pisar o solo.

As sapatilhas vão estar disponíveis em três modelos, em diferentes cores e também vão funcionar como um modelo de negócio para os seus utilizadores: todos terão a oportunidade de vender imagens ou animações para que possam ser usadas por outras pessoas.

A Shiftwear pedia 25 mil dólares para avançar com o projeto e atualmente, quando ainda faltam 23 dias para o final da campanha, já estão reunidos mais de 43 mil dólares.