
Às 4 horas de Lisboa do dia 20 de março - ou seja, esta madrugada - a ESA desligou o sistema de comunicação da sonda Rosetta que durante os últimos oito dias tentou "falar" com a sonda Philae. Esta primeira tentativa não correu bem, mas de acordo com a agência europeia será tudo uma questão de tempo.
"Temos de ser pacientes. Foi uma tentativa feita muito cedo: vamos repetir o processo até recebermos uma resposta da Philae", escreveram os elementos do Centro Aeroespacial Alemão no blogue da ESA.
Agora as tentativas de comunicação com a sonda Philae vão ser retomadas na primeira metade de abril, quando estiverem reunidas novamente as melhores condições para que seja possível um contacto com a sonda "perdida".
O robot de exploração que está cravado no cometa 67P precisa de pelo menos 5 watts de energia para "acordar" e de um total de 19 watts para conseguir transmitir alguma informação para a Terra através da sonda-mãe Rosetta.
Quando despertar da hibernação, a Philae vai receber de imediato comandos enviados pelos investigadores da ESA para que a sonda faça uma melhor gestão das suas reservas de energia entre manter o motor à temperatura de 45 graus negativos e reservar algo também para a comunicação.
Uma vez mais a ESA lembra a hipótese de a sonda já ter despertado, mas não ter ainda condições para comunicar com a Rosetta.
Mas este será apenas um primeiro passo numa maratona de paciência muito maior: só durante o verão é que os cientistas esperam receber novos dados da sonda. Até lá o objetivo é conseguir fazer um boletim de saúde completo à Philae.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários