A nova aventura de Sonic não pretende queimar as solas dos seus ténis, mas sim borracha no asfalto ao volante de um kart. Team Sonic Racing reúne o ouriço azul e mais 15 personagens conhecidas do elenco da série para competir em corridas de veículos desportivos. Durante as provas será possível fazer truques, derrapagens e utilizar múltiplos power ups, bem ao estilo da famosa série Mario Kart.

A principal diferença, como o nome do jogo indica, é o trabalho de equipa, focando-se na jogabilidade cooperativa, lembrando jogos como Splatoon e Overwatch. O objetivo será vencer as corridas através da eficiência, invés de velocidade, por isso, dependendo do modo de jogo, as vitórias são obtidas com a soma de pontos, contrarrelógios e outras regras personalizadas. O modo história servirá para ambientar os jogadores, tal como se fosse um tutorial.

O novo jogo da Sumo Digital, que sucede a Sonic & Sega All-Stars Racing e Sonic & All-Stars Racing Transformed promete corridas a uma velocidade vertiginosa. A ideia é fazer derrapagens (drifts) nas curvas apertadas para subir o nível da barra de nitro e disparar nos locais estratégicos para fazer ultrapassagens mirabolantes. E a velocidade continua se conseguir manter o veículo no cone de aspiração de um companheiro da frente ou um adversário. As mecânicas do jogo fazem com que o esforço coletivo da equipa permita que a viatura do jogador mantenha a velocidade.

Os 12 corredores na pista estão divididos em quatro equipas de três personagens. Quem está na liderança da equipa produz um rastro especial amarelo, que os companheiros podem pisar para ganhar mais velocidade. Relativamente às armas e poderes, os habituais turbos e projeteis enviados contra os inimigos estão disponíveis.

Ao todo, Team Sonic Racing apresenta 21 pistas repletas de perigos e armadilhas, loops fechados, assim como elementos temáticos a cada cenário para dificultar as provas das equipas.

O jogo está disponível a partir de hoje no PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.