O anúncio da plataforma de streaming mostra vários jovens em cenários distintos a ouvir a música “Havana”, de Camila Cabello, a qual também acorda uma boneca assustadora que, ao estilo dos filmes de terror, surge inesperadamente sempre que a faixa é tocada.
No final aparece a frase “killer songs you can’t resist", o que pode ser traduzido quer como “canções assassinas às quais não consegues resistir” ou, numa versão mais informal, como “canções espetaculares às quais não consegues resistir”.
Desta forma, a Autoridade para Regulação da Publicidade no Reino Unido (ASA, na sigla inglesa) considerou que a violência implícita no anúncio, a música, as reações das personagens e as maneiras abruptas como a boneco aparecia eram factores que iriam assustar os utilizadores mais jovens, noticia a BBC.
O regulador disse também que o anúncio, disponível no YouTube em junho deste ano, não deixa bem claro que se trata de uma paródia e não do trailer de um filme de terror e aponta ainda o pormenor deste aparecer antes do conteúdo relacionado com um jogo adequado para utilizadores com 10 anos ou mais.
O Spotify defendeu-se afirmando que, embora o anúncio tivesse algumas cenas parecidas com um filme de terror, não tinha sangue nem violência e que 73% da audiência do canal em que o anúncio apareceu tinha entre 18 e 44 anos.
Em comunicado, a plataforma de streaming disse reconhecer a decisão da ASA e lamenta qualquer problema que o anúncio possa ter causado ao queixosos. A empresa também garantiu estar atenta “às orientações da ASA quanto ao direcionamento eficaz e apropriado de campanhas publicitárias".
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