A nova galeria integrada no serviço permite uma visita virtual a Namie-machi,uma cidade da prefeitura de Fukushima, encerrada desde o acidente nuclear despoletado pelo terramoto que atingiu o país há cerca de dois anos.



No blog da Google há uma carta do perfeito da cidade que explica a importância desta parceria com a gigante da Internet e a tragédia da cidade na costa do pacífico, onde ainda nem foi possível remover todos os escombros os reconstruir os edifícios que ruíram.



Namie-machi tinha 21 mil habitantes, todos foram forçados a abandonar as casas e sair da zona por causa dos elevados níveis de radiação a que o local ficou exposto.



No Street View é agora possível passear virtualmente por esta cidade fantasma e ver a avenida principal, que acolhia uma feira anual que atraia cerca de cem mil visitantes, a primeira imagem escolhida para destaque pelo perfeito da cidade.

[caption]Japão[/caption]

O visitante virtual pode ainda passear pelas ruas da cidade e confirmar que as casas que ruíram com o abalo continuam com os escombros por limpar.

[caption]Japão[/caption]

É ainda possível estender a visita aos arredores da cidade, chegando perto de uma antiga comunidade piscatória onde existiam cerca de 500 edifícios e 140 barcos de pesca. A maioria foi arrastada pela água e estão agora "plantados" num prado.

[caption]Japão[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico