É verdade que não estão aqui todas as propostas que poderiam estar, pois o que não faltam hoje são tecnologias que dão imenso jeito quando partimos para aventuras no exterior, mas é certo que há uns que acabam por ser mais úteis e “divertidos” de utilizar do que os outros. Ainda para mais quando muitos dos aparelhos que estão agora ao nosso alcance são autênticas miniaturas dos monos que outrora conhecemos.

Sim, nos tempos que correm há dispositivos que cabem no bolso e que podem ser usados fora de casa que nunca nos passaria pela cabeça há uns tempos poder fazê-lo tão facilmente. Basta olharmos para os casos da nova impressora portátil Bluetooth da HP, a Sprocket, dos vulgos powerbanks e até da novíssima consola portátil Nintendo 2DS XL, esperada para breve.

No entanto, queremos aqui dar atenção a equipamentos portáteis mais virados para a diversão nos momentos outdoor, com um ou outro a destacar-se mais pela utilidade do que pelo fator lazer.

E o que fazemos questão de fazer em qualquer atividade de aventura? Exato: filmar e fotografar, acima de tudo, para que haja garantia de que estes momentos ficam registados para a posteridade e para parrtilhar com os amigos. E para isso, não se esqueça que vai ser preciso ter por perto o smartphone com um plano de dados 4G ativo, obviamente.

Com isto em mente, levar connosco uma actioncam ou uma câmara digital “todo-o-terreno” é essencial. Espreite a galeria abaixo e relembre dois modelos, um em cada segmento, em que podemos confiar em situações mais extremas.

Por outro lado, há um (relativamente) novo segmento de gadget portátil que achamos não poder faltar em qualquer atividade de lazer fora de casa: os wearables. E, em especial, as pulseiras de fitness ou os smartwatches com GPS, por exemplo, que também encontra na galeria acima.

E isto partindo do princípio de que os equipamentos GPS propriamente ditos podem hoje ser substituídos por smartphones equipados com essa funcionalidade e ligados à web, tirando num caso ou outro de atividades desportivas e de lazer como o geocaching e o BTT, por exemplo, que podem requerer um GPS “especializado” para a “missão”.

Depois existe todo um grupo de novos gadgets originais e sem dúvida úteis para acampamentos, a caminhar ou a desfrutar na natureza. Aí, o limite é a nossa imaginação, espaço na mochila e… grau de “dependência” em relação à tecnologia. Ou seja, por mais “admiradores” que sejamos da tecnologia e dos equipamentos do género, um bom momento de aventura em família e liberto de gadgets é sempre saudável. Mas mantenha-os por perto, ainda assim, pode sempre surgir uma “emergência tecnológica”…

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.