A Asus acaba de apresentar o alinhamento de equipamentos que estão a chegar ao mercado português nas próximas semanas, mostrando a sua capacidade para apostar numa grande variedade de formatos e tamanhos, onde o Windows 8 e o Android são as plataformas de eleição.

Tablets de 11,6 ou de 7 polegadas, ultrabooks híbridos com ecrã destacável ou com dois ecrãs, portáteis com ecrã táctil, tablets com smartphone integrado, computadores All in One e monitores multi-toque fazem parte do novo portfólio, seguindo tendências já introduzidas no mercado ou inovando e reinventando modelos que já tinha à venda.

O Nexus 7 foi o primeiro a chegar às lojas portuguesas, esta semana, no mesmo dia em que foi anunciado pela Google. O tablet de 7 polegadas está à venda apenas no modelo de 32 GB de memória, trazendo já a nova versão do Android Jelly Bean acompanhado por um processador Tegra 3. André Gonçalves, responsável da Asus em Portugal, defende que este modelo representa a “democratização” dos tablets já este Natal, e que apela também ao mercado dos eBook readers.



[caption]nexus[/caption]

Ainda nas plataformas Android a Asus lançou também a nova versão do Transformer, o Transformer Infinity, um ultrabook convertível que continua a apostar num teclado de encaixe magnético que transforma rapidamente o tablet num ultrabook. Agora conta com mais capacidade de processamento, com o processador Nvidia Tegra 3 quad core + um, que conjuga quatro processadores de alto desempenho com mais um extra de alta eficiência e que apresenta ainda ganhos na duração da bateria, que pode chegar a duas ou três semanas em stand by.


Nas renovações a Asus mostrou o novo PadFone, que foi apresentado há duas semanas, e que continua a privilegiar o conceito de smartphone + tablet, mas que conta com um novo sistema de encaixe mais seguro e fácil de usar. O Smartphone é o coração de toda a atividade, assumindo o processamento do tablet que acaba por funcionar apenas como ecrã e carregador de bateria.



A transição entre o ecrã de 4,7 polegadas do smartphone e o tablet de 10,1 polegadas é quase instantânea, mantendo abertos os mesmos conteúdos e aplicações. O conjunto pesa menos de 650 gramas e a Asus garante uma autonomia de 16 horas de conversação, que passa a 36 quando está ligado ao Pad. E se não quiser atender uma chamada em alta voz, ou retirar o smartphone do encaixe no tablet, pode falar através da caneta, um acessório que dá um ar de espião a qualquer utilizador…



O preço para Portugal ainda não está definido mas deverá rondar os 800 euros.



[caption]padfone 2[/caption]

A primeira versão ainda está à venda, e tem agora um preço mais baixo, juntando o teclado ao conceito de tablet + smartphone, e André Gonçalves garante que tem tido muito boa aceitação do mercado, mas sem adiantar números.

No mundo Windows 8 a Asus também criou uma marca específica para agrupar os equipamentos com o novo sistema operativo da Microsoft. A linha Vivo retoma alguns conceitos de ultrabooks híbridos mas também de portáteis de gama de entrada com ecrã de toque, que podem apelar aos utilizadores que querem tirar mais partido das funcionalidades e do novo interface do Windows 8. Na série está ainda disponível o Asus VivoTab RT, que chega à oferta da Vodafone ainda este mês.

A série ASUS VivoBook tem dois modelos, o S200 e o S400, com ecrãs táteis de 11,6 e 14 polegadas, com processadores Intel a partir do Core i3. No próximo ano deverá ainda ser lançado um modelo de 15 polegadas, mas os preços não estão ainda definidos.



[caption][/caption]

A proposta mais surpreendente da linha Windows 8 não recebeu um nome dentro da série Vivo, mas tem uma categoria especial. O Asus Taichi reinventa o conceito de tablet + notebook, com dois ecrãs Full HD de 11,6 polegadas que podem ser usados por dois utilizadores diferentes, ou servir em modo de apresentação numa reunião, permitindo na mesma a interação com os dois ecrãs. O ecrã exterior é tátil e quando fechado o equipamento transforma-se num tablet, mais pesado mas funcional.

André Gonçalves assegura que o processador Intel garante a performance da máquina mesmo numa utilização em simultâneo dos dois ecrãs para visualização de conteúdos multimédia.



[caption][/caption]

Na apresentação de novos produtos da Asus houve ainda espaço para monitores táteis, o computador all in one ET2300, routers, projetores, mas também para portáteis da linha Republic of Gamers e o desktop que garante ser o “mais rápido do mundo”, o ROG Tytan CG8890, destinados aos fãs de jogos em PCs. Mas este é outro mundo do qual voltaremos a falar em breve.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi feita uma correção na referência ao Taichi que tem só um ecrã tátil, o externo, ao contrário do que tinha sido inicialmente escrito.