Atualmente, satélites, assim como sondas e outras missões espaciais, estão equipados com câmaras concebidas especialmente para captar imagens no Espaço. Mas, será que é possível usar uma câmara de ação comum para o mesmo propósito? A NanoAvionics decidiu pôr a teoria à prova e demonstrou que é possível.
A empresa, especializada no desenvolvimento de nanosatélites e CubeSats, decidiu equipar o seu microssatélite MP42, que partiu para o Espaço em abril à “boleia” de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, com uma GoPro Hero 7.
A cerca de 550 quilómetros de altitude e a sobrevoar a Grande Barreira de Coral, na costa da Austrália, o satélite conseguiu captar uma “selfie” espacial que a NanoAvionics descreve como a primeira com resolução 4K e com uma visão imersiva do nosso planeta.
Clique nas imagens para mais detalhes
A escolha de uma câmara mais orientada para consumidores do que para missões espaciais não foi por acaso. De acordo com a empresa, este segundo tipo de câmaras tem um custo elevado, além de não permitir a captação de imagens com resolução suficiente e com uma visão mais imersiva.
Para poder enviá-la para o Espaço, a empresa teve de fazer algumas alterações à GoPro Hero 7 utilizada, removendo o seu exterior e colocando os seus componentes numa estrutura própria. Os engenheiros desenvolveram ainda um “selfie stick” espacial, assim um sistema de comunicação entre a câmara e o satélite.
Veja o vídeo
Segundo Vytenis Buzas, cofundador e CEO da NanoAvionics, a experiência também teve um lado mais simbólico. O responsável explica que a empresa tinha como um dos seus objetivos “realçar a vulnerabilidade do nosso planeta e a importância das observações terrestres através de satélites”, sobretudo para monitorizar o clima e o impacto das alterações climáticas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários