A Virgin Galactic terminou com sucesso o seu segundo voo comercial. A viagem realmente “de passeio” teve direito a uma transmissão em direto de cerca de 50 minutos, que abrangeu o ganho de altitude até à separação da nave VSS Unity do avião VMS, o momento de gravidade zero proporcionado aos turistas e o regresso e aterragem.

A bordo da nave VSS Unity seguiu um trio de turistasKeisha Schahaff e Anastatia Mayers, mãe e filha que ganharam os “bilhetes” num sorteio promovido pela empresa de Richard Branson em 2021, e Jon Goodwin, um ex-atleta olímpico que comprou a sua passagem há 18 anos pelo valor de 250 mil dólares. Os três passageiros serão acompanhados por Beth Moses, instrutora-chefe de astronautas da Virgin Galactic.

Clique nas imagens para mais detalhe

À semelhança do que aconteceu na missão anterior, a tripulação da Galactic 02 viajou a bordo da nave VSS Unity, que será transportada pelo avião VMS até uma determinada altitude.

A partir daí, a VSS Unity entrou em ação, seguindo em direção à linha de Kármán, que marca o início do Espaço de acordo com a convenção internacional, a uma altitude de 100 quilómetros.

A viagem no seu total terá durado cerca de 90 minutos, em que, durante aproximadamente 10 minutos, os turistas espaciais poderam flutuar em gravidade zero.

Este foi o segundo voo comercial da Virgin Galactic, mas o primeiro com turistas realmente pagantes. O Galactic 01 descolou a 29 de junho com três oficiais da Força Aérea italiana e um investigador, com o objetivo de realizar uma experiência científica de microgravidade a bordo.

Clique nas imagens para recordar a viagem Galactic 01

De acordo com o avançado pela empresa de Richard Branson anteriormente, a partir de agora a intenção será realizar viagens com turistas espaciais mensalmente, embora não sejam conhecidos mais detalhes acerca das futuras missões.

Ao todo, terão sido vendidos 800 bilhetes para voar até ao Espaço com a Virgin Galactic, 600 entre 2005 e 2014, com preços de 200.000 a 250.000 dólares. Os restantes foram vendidos nos últimos anos, cada um por 450.000 dólares.

Recorde-se que primeiro o voo espacial da empresa foi feito com o próprio Richard Branson a bordo em julho de 2021.

Veja o vídeo