Imagine estar a descansar num banco de jardim e apetece-lhe comer ou beber algo. Ao fazer um pedido no Uber Eats pode ser surpreendido pela entrega ser feita não pelos habituais estafetas de mota ou bicicleta, mas sim pequenos carros robóticos. O sistema de entregas está a ser testado pela empresa em Miami, através da frota da Cartken, uma empresa dedicada à robótica de Oakland.
A fabricante diz que o seu sistema é flexível e robusto para diferentes cenários, sendo possível personalizar o seu formato e criar ferramentas operacionais para trabalhar em diferentes ambientes, sejam eles no exterior ou interiores, dependendo das necessidades de negócio dos seus clientes. O principal objetivo da utilização desta frota de pequenos veículos robóticos é reduzir o congestionamento, assim como as emissões de carbono, começando em Miami, mas procurando expandir-se para outras cidades do mundo.
Veja na galeria imagens do robot de entregas:
A Cartken explica que os seus robots estão equipados com múltiplos sensores e câmaras para ajudar a contornar obstáculos e evitar colisões, assim como escolher as rotas de deslocação com menos perigos. A empresa diz que pode caracterizar os veículos com as marcas e mensagens dos seus clientes, sendo fácil e rápido de começar as entregas. Pelas imagens, os pequenos robots conseguem superar pequenos obstáculos e subir escadas de baixa altura.
Os robots funcionam como uma espécie de pequenas arcas com seis rodas e a sua tampa tem um painel numérico, aberto mediante um código fornecido ao destinatário final para aceder à sua encomenda no interior.
A empresa dedicada à inteligência artificial, responsável pelos robots, foi fundada por uma equipa de engenheiros que trabalharam na Google, com experiência a desenvolver veículos para circular em campus universitários. Até agora, a Cartken testou os robots com a entrega de produtos de mercearia e comida, sendo a Uber Eats a sua primeira parceria formal, gerida pela aplicação de entregas para lá dos campus universitários.
No comunicado, a Uber diz que a parceria com a Cartken é a expansão dos esforços da empresa em utilizar tecnologia automatizada e autómata para desbloquear maior inovação os seus clientes e parceiros de negócio em Miami e outros locais. “Queremos oferecer aos seus habitantes um pouco mais da magia Uber através das entregas com robots nos passeios”, disse Noah Zych, líder de mobilidade autónoma e entregas da Uber. A empresa pretende oferecer acesso instantâneo ao comércio local, ajudando as pessoas a descobrir novas lojas e restaurantes, encomendar refeições, mercearias, álcool e outros produtos através de um simples toque de botão e receber as encomendas rapidamente e de forma segura.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
App gratuita PDF Reader torna leitura e gestão de documentos fácil e prática -
Site do dia
Yo-Media quer desenvolver literacia de media entre os jovens usando jogos -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários