A Canonical disponibilizou para download a nova versão do Ubuntu para PCs e portáteis. A atualização do sistema operativo traz novidades no sistema de pesquisas e na integração entre serviços online e offline.

O sistema de pesquisas do Ubuntu que até agora apenas permitia a pesquisa de conteúdos dentro do computador, estendeu a procura até à Internet. A pesquisa na rede está limitada a aplicações e plug-ins específicos aos quais os utilizadores estão conectados. A título de exemplo, na versão 12.10 do Ubuntu os utilizadores poderão pesquisar um documento e obter resultados da conta associada do Google Docs.

O motor de busca do sistema permite ainda a visualização em tempo real dos resultados, facilitando a tarefa de encontrar um ficheiro específico entre um grande número de resultados.

A nova versão do Ubuntu permite também que os utilizadores fixem atalhos de aplicações Web na página inicial. O Unity, introduzido na última versão disponibilizada do SO open source, continua a ser o ambiente gráfico usado. Entre as novidades contam-se ainda a possibilidade de fazer login na máquina através de outros computadores com a mesma conta associada. A Kernel Linux baseada na versão 3.5.3 evoluiu e deverá garantir melhor performance gráfica nos dispositivos.

Também conhecida como "Quantal Quetzel", a versão 12.10 do sistema operativo open source está a gerar alguma polémica devido à forma de disponibilização do do sistema.

A Canonical estabeleceu uma parceria com a Amazon para que os resultados de pesquisa da Dash apresentem produtos da retalhista online norte-americana. Em declarações à PC Advisor, um porta-voz da Canonical disse que os utilizadores têm a hipótese de desativar os resultados da Amazon e que a privacidade dos consumidores continua a ser um ponto fulcral no desenvolvimento do sistema.

O sistema de pesquisas agora também apresenta resultados da Ubuntu Music Store, loja virtual que disponibiliza a compra online de músicas. Esta novidade reforça a posição de alguns críticos que consideram que o sistema operativo está a ganhar uma vertente comercial.

O porta-voz da empresa responsável pelo Ubuntu defendeu esta opção como uma mais valia na disponibilização de conteúdos que os utilizadores podem procurar e abriu ainda as portas a outras parcerias desde que tenham como objetivo ir de encontro aos interesses dos consumidores.

A nova versão do sistema operativo está compilada num disco virtual de 800MB e é recomendado o uso de um DVD ou Pen Drive para a instalação. Os interessados podem descarregar a versão 12.10 "Quantal Quetzel" aqui. Veja algumas imagens do produto:

[caption]Ubuntu[/caption]

[caption]Ubuntu[/caption]

[caption]Ubuntu[/caption]

[caption]Ubuntu[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico