A Engineered Arts, uma empresa com sede no Reino Unido, desenvolveu um robot humanoide com capacidades notáveis. Chamado Ameca, pode detetar sons, desenhar, imitar filmes e falar vários idiomas em conversas com seres humanos.

O destaque vai, no entanto, para a parte de conseguir reproduzir expressões faciais realistas semelhantes às humanas que pretendem corresponder a diferentes emoções enquanto fala. E será que também consegue sonhar?

A pergunta já foi feita e o Ameca respondeu rapidamente mencionando algo sobre dinossauros que lutam numa guerra espacial em Marte contra alienígenas. Mas afinal era só uma piada.

Veja o vídeo


O robot explicou que pode simular sonhos humanos ao percorrer cenários em pensamento que o ajudam a aprender sobre o mundo no geral.

A pergunta foi feita numa altura em que o Ameca recebeu uma atualização de expressões faciais que, tal como as respostas, eram geradas pelo GPT-3 da OpenAI.

Clique nas imagens para ver algumas das expressões faciais

 “É um modelo de linguagem, não é senciente, não tem memória de longo prazo”, disse o CEO da Engineered Arts, Will Jackson, em declarações ao Insider quando o vídeo foi divulgado.

"Lembrem-se, que é uma máquina e funciona com código. É tentador atribuir-lhe capacidades humanas, mas elas não existem. É uma ilusão, às vezes bastante poderosa".

Revelado publicamente pela primeira vez em dezembro de 2021, o Ameca também pode desenhar, imitar filmes e falar vários idiomas, além das expressões faciais semelhantes às humanas.

A criação da Engineered Arts é apenas um dos vários exemplos da dinâmica que o mercado da robótica humanoide está a apresentar, como é o caso do Digit, da Agility Robotics, que recentemente aprendeu a andar sozinho.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.