Passaram-se cerca de cinco meses desde que ficámos a conhecer o aspecto da próxima consola da Microsoft. A empresa ocupou este período com alguma revelações importantes, que foram sendo feitas amiúde, nomeadamente ao nível das especificações técnicas, mas chegou a altura de vermos do que é que a máquina é capaz.

Esta quinta-feira tivemos a oportunidade de ver como é que a consola se porta com 13 diferentes jogos, entre eles o novo Assassin's Creed: Valhala.

A Xbox organizou um evento digital para revelar as imagens. O alinhamento de títulos exibidos foi exclusivamente composto por jogos desenvolvidos por estúdios que não pertencem à Microsoft e por criadores independentes. E sim, isto significa que os grandes exclusivos deste universo, como Forza, Halo ou Gears of War, não marcaram presença.

Assassin's Creed Valhalla

tek ac val

O novo Assassin's Creed foi anunciado recentemente pela Ubisoft. O jogo, inspirado no universo Viking, vai chegar ao mercado até ao final do ano e encabeçar a primeira leva de estreias na nova geração de consolas. Depois de um trailer cinemático, a Xbox mostrou-nos algumas imagens captadas dentro do próprio jogo e destacou a capacidade da nova X Series para processar e reproduzir novos efeitos de luz natural, o chamado ray tracing, que torna todos os cenários virtuais mais realistas.

Veja o vídeo aqui.

The Medium

Outro dos jogos apresentados foi The Medium, um título de terror psicológico desenvolvido pelo estúdio que está por detrás do recente e bem-sucedido Blair Witch. Nesta proposta, os jogadores vão vestir a pele de Marianne, uma medium presa entre dois mundos: o real e o sobrenatural.

Veja o vídeo aqui.

Bright Memory: Infinite

Outro jogo que surpreendeu pelo poderio gráfico foi Bright Memory: Infinite, um first-person shooter com elementos de ficção científica, desenvolvido por um único criador, Zeng Xiancheng.

Veja o vídeo aqui.

Call of the Sea

Call of the Sea mostrou-nos como o ray tracing também pode transformar jogos de aspecto mais animado e menos realista.

tek call of the sea

Veja o vídeo aqui.

Dirt 5

Apesar de ainda não haver um novo Forza no horizonte, a Xbox mostrou-nos o próximo Dirt 5. O jogo vai trazer de volta as corridas motorizadas, mas agora em cenários mais realistas do que nunca. Neste caso, o ray tracing é particularmente notório, uma vez que as poças de água e a lama brilhante destacam os reflexos da luz solar de forma bastante realista.

Veja o vídeo aqui.

SCORN

Outro jogo destacado foi Scorn. Trata-se de uma aventura de terror em primeira pessoa, inspirado na obra de H. R. Giger. O trailer não nos mostrou gameplay, mas revelou parte do conceito gráfico por detrás do título.

Veja o vídeo aqui.

tek scorn

Para além dos vídeos, a Microsoft anunciou também que nove destes jogos vão ser lançados no âmbito do programa Smart Delivery, o que significa que serão igualmente compatíveis com a Xbox X Series e a Xbox One. Na prática, só terá de comprar uma cópia para poder desfrutar do jogo em ambas as consolas.

Assassin's Creed Valhalla, Chorus, Dirt 5, Scarlet Nexus, Second Extinction, The Ascent, Vampire: The Masquarade - Bloodlines 2 e Yakuza: Like a Dragon são os outros oito jogos contemplados na iniciativa multiplataforma que pretende agilizar o processo de migração para  nova geração.

Importa relembrar que estamos numa primeira fase de desenvolvimentos, pelo que o potencial desta nova consola só deverá ser inteiramente explorado daqui a algum tempo. Um bom exemplo do efeito "tempo" nesta indústria é o aspecto dos títulos de primeira linha mais recentes, em comparação com alguns dos que chegaram primeiro à Xbox One.

Veja mais sobre os jogos revelados no canal oficial da Xbox.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.