O mês das férias de verão por excelência não deu folgas a quem gosta de sair à rua com o telescópio na mão. Para além daquilo que a vista alcança, o espaço continuou a pintar-se com as cores mais espetaculares que as câmaras conseguem registar.

Entre nébulas, luas eclipsadas, vislumbres de Marte e galáxias distantes, a NASA voltou a eleger as melhores 31 imagens espaciais do mês. Na galeria abaixo vai poder consultar toda essa curadoria. Desde o dia 1, em que Franco Sgueglia e Francesco Sferlazza registaram a nebulosa azul NGC 7023 a surgir entre um aglomerado de poeira cósmica, até ao dia 31, em que o Planeta Vermelho surgiu brilhante no céu e "posou" para as lentes da Chilescope.

Em adição às imagens estáticas, a agência espacial norte-americana destacou também duas animações científicas. A primeira surge no dia 6 de agosto. O trabalho é da autoria da Fermilab, NuMI e NOvA, que registaram as partículas dos raios cósmicos que atravessaram os sensores do laboratório da NOvA, no Minnesota, EUA. Veja o gráfico animado através deste link.

A segunda animação foi destacada no dia 8 e simula uma chuva de perseidas que pode visualizar através deste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.