Na noite passada houve Lua Cheia, mas uma Lua Cheia especial: foi noite de Super Lua. Chama-se assim ao fenómeno em que o satélite natural está simultaneamente em fase de Lua Cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra, parecendo por isso maior.
Um pouco por todo o mundo, houve quem registasse o momento através de diferentes objetivas, em alguns casos com vista privilegiada - por exemplo de quem anda lá mais acima, pelo Espaço - que valem sempre a pena ver, mesmo por quem não deixou de admirar o fenómeno a “olho nu”.
De qualquer forma, saiba que não vai ter de esperar muito para assistir a uma nova Super Lua. É que o satélite natural na sua “forma” mais aumentada está de regresso já na próxima Lua Cheia, a 1 de janeiro de 2018, juntando-se ao tradicional fogo-de-artifício como mais um motivo para manter os olhos no céu.
Mesmo no fim do primeiro mês do ano novo, a 31 de janeiro, o fenómeno está de regresso, e desta vez acompanhado de "brinde"... para algumas partes do mundo. A NASA explica a "trilogia"num novo vídeo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários