O blogue de fotografia Capture the Atlas reuniu as 25 melhores fotografias de 2022 sobre a Via Láctea, para a quinta edição do concurso Milky Way Photographer of the Year. Como é explicado pela organização, muitas coisas são invisíveis quando se olha para o céu noturno a “olho nu”. Mas quando se usa equipamentos apropriados para olhar para o espaço, todo um novo mundo é realçado, não faltando detalhes, cores e luz.

E as fotografias vencedoras do concurso mostram mesmo paisagens que parecem retiradas de sagas como Star Wars e Star Trek, da nossa Via Láctea. As fotografias foram captadas em diversos pontos do mundo, desde os desertos remotos de Xingjan, Atacama e Utah. Mas também paisagens espalhadas pelo Tibete, Austrália e Nova Zelândia, não faltando glaciares, vulcões, montanhas e praias. No entanto, todas têm um elemento comum: têm a Via Láctea como palco de fundo.

Veja na galeria as 25 imagens Via Láctea vencedoras

Todas as fotografias contam uma história sobre o alinhamento dos elementos que inspiraram a composição feita pelos fotógrafos. Por exemplo, um lago no Tibete que congela durante o Inverno, que de noite atinge os 20º negativos, em que é possível ouvir o gelo a rachar. Uma outra mostra o lago Bonney, na Austrália, cujo reflexo da água mostra o brilho das estrelas, num contraste impressionante com o céu.

São 25 fotografias impressionantes, todas elas difíceis de avaliar pela sua qualidade, as paletes de cor e todos os seus detalhes. Até mesmo os petróglifos desenhados pelos nativos americanos na área vulcânica são protagonistas de uma das fotos captadas na Califórnia.

O blog tem um guia para todos os fotógrafos que desejam iniciar a sua aventura na captura de fotografias da Via Láctea, as definições das máquinas, o calendário com os melhores dias do ano, assim como vários exemplos práticos. As 25 fotografias vencedoras são também acompanhadas com a lista de equipamento utilizado e as respetivas definições.