Foram 46 os satélites lançados esta madrugada pela SpaceX, que se juntam à constelação que a empresa de Elon Musk está a criar para levar a internet de banda larga por satélite a todos os cantos do mundo.

O foguete Falcon 9 da empresa de voos espaciais descolou da Base de Vandenberg, na Califórnia, às 18h30 locais (02h30 em Lisboa), rumo aos céus. Como habitual, o lançamento foi transmitido ao vivo e desengane-se quem achou que a nebulosidade que se fazia sentir no local afetou a beleza do acontecimento. Aconteceu exatamente o contrário, quando a transmissão ao vivo mostrou o foguete a voar acima de um espesso manto de nuvens.

Por volta do 1m40s, podemos ver o foguete em plena potência na trilha da órbita baixa da Terra. Já aos 2m35s a equipa confirma o corte do motor principal e a separação de estágios, indicando o início do retorno do primeiro estágio. Alguns segundos depois, vemos as metades da carenagem do foguete caírem, apresentando os satélites.

Refira-se que este foi o quinto voo do primeiro estágio deste foguete Falcon 9, que anteriormente apoiou as missões Sentinel-6 Michael Freilich e DART, bem como três missões Starlink.

Após a separação, o primeiro estágio regressou à Terra, pousando com sucesso no navio drone Of Course I Still Love You, que o esperava no Oceano Pacífico, ao largo da costa da Califórnia.