Depois de um primeiro voo bem-sucedido com turistas espaciais, a Virgin Galactic já marcou a data para a próxima viagem. De acordo com a empresa, a missão Galactic 02 decorrerá no dia 10 de agosto, partindo do porto espacial America, localizado no Novo México, Estados Unidos.

A viagem poderá ser acompanhada através de uma transmissão ao vivo no website da Virgin Galactic. Nos próximos dias serão revelados mais pormenores acerca da missão Galactic 02, incluindo sobre a tripulação. 

À semelhança do que aconteceu na Galactic 01, a tripulação da próxima missão viajará a bordo da nave VSS Unity, que será transportada pelo avião VMS até uma altitude de (..) quilómetros.

Virgin Galactic cruzou finalmente a fronteira do espaço com “clientes pagantes”
Virgin Galactic cruzou finalmente a fronteira do espaço com “clientes pagantes”
Ver artigo

Ao chegar a esta altitude, a VSS Unity entra em ação, indo em direção à linha de Kármán que marca o início do Espaço de acordo com a convenção internacional, a uma altitude de 100 quilómetros. Durante cerca de 10 minutos, os turistas espaciais poderão flutuar em gravidade zero.

A anterior missão descolou a 29 de junho com três oficiais da Força Aérea italiana e um investigador. Durante a viagem, foi realizada uma experiência de microgravidade a bordo.

Clique nas imagens para recordar a primeira viagem com turistas espaciais da Virgin Galactic

Depois do voo marcado para 10 de agosto, a empresa planeia realizar viagens com turistas espaciais mensalmente, apesar de ainda não ter disponibilizado mais detalhes acerca das futuras missões.

Ao todo, cerca de 800 clientes já compraram bilhetes para voar até ao Espaço com a Virgin Galactic. 600 destas passagens terão sido vendidas entre 2005 e 2014, com preços entre os 200.000 e 250.000 dólares. Já nos últimos ano mais de 200 bilhetes foram vendidos pela empresa, cada um por 450.000 dólares.

O início oficial da oferta de turismo espacial da Virgin Galactic aconteceu cerca de um mês após o voo tripulado que serviu de teste final do avião VMS EVE e nave VSS Unity. Recorde-se que primeiro o voo espacial da empresa foi feito com o próprio Richard Branson a bordo em julho de 2021.

Veja o vídeo