Aveiro vai voltar a ser palco de inovação tecnológica no evento Techdays e a Altice Portugal vai marcar presença, mostrando várias soluções e o seu novo router Fiber GateWay, preparado para a nova geração de ligações Wi-Fi 6. O equipamento foi concebido na Altice Labs e pretende ser uma solução inovadora para as ligações via Smart Mesh Wi-Fi.

A Altice refere que o seu router se junta à primeira vaga de soluções Wi-Fi 6, a nível mundial, capaz de potenciar as ligações domésticas em termos de qualidade e velocidade. De recordar que a nova geração de Wi-Fi arrancou oficialmente no passado dia 16 de setembro e requer dispositivos compatíveis para funcionar. Até agora encontra-se no mercado alguns smartphones como o Samsung Galaxy S10 e o iPhone 11.

A Altice Labs refere que o router chegará ao mercado no próximo ano, em exclusivo para clientes MEO em Portugal.

Mas quais são as principais vantagens das ligações Wi-Fi 6? O TEK já compilou algumas Perguntas e Respostas com as principais dúvidas sobre a tecnologia de ligações sem fios, mas resumidamente conte com ligações mais rápidas, claro, mas também com uma redução no consumo da bateria e capacidade de cobertura em maiores distâncias. Através do Wi-Fi 6 poderá gerir mais facilmente os diversos dispositivos conectados a uma única rede Wi-Fi ou hotspot.

Mas mais que velocidades rápidas, as ligações vão ser mais estáveis e consistentes, e essa talvez seja a característica mais importante do Wi-Fi 6. Estudos indicam que média de dispositivos ligados por Wi-fi em casa subiram de cinco para o dobro, onde reinam smartphones, tablets, portáteis, smartwatchs, televisões, assistentes virtuais, entre outros dispositivos, muitos deles multiplicados pelos membros da família.

A Altice refere que desenvolveu a primeira Fiber Gateway com Wi-Fi 6 a nível mundial, com um controlador EasyMesh, com algumas funcionalidades únicas que ainda estão sob pedido de patente, suportado em RDK-B (Reference Design Kit for Broadband).

A operadora tem ainda uma nova aplicação mobile para Android e iOS, que permite controlar o sistema Wi-Fi tanto dentro, como fora de casa, oferece funcionalidades de controlo parental, visualização topológica de rede, aferição do estado e desempenho da rede. E se pretende instalar extensores, também servirá como guia de utilizadores, ajudando a identificar os locais ideias para a sua instalação.

Segundo Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, “este é o resultado de uma estratégia muito clara da Altice Portugal de aposta na inovação, na investigação e no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciadores, também através da promoção e partilha do conhecimento”.

No TechDays Aveiro 2019, a Altice Portugal e a Altice Labs focam a sua participação em três grandes temas de inovação com impacto na Sociedade. A participação vai culminar com uma visão da tecnologia que possibilita potenciar esse impacto, dispostos em 4 espaços: Enabling Digital Territories; Enabling Digital Lifestyle; Enabling Digital Enterprises; e Technology Behind the Scenes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.