Há um novo candidato a maior avião do mundo. Desenvolvido pela startup Radia, leva o nome de WindRunner e terá 108 metros de comprimento, mais do que o dobro da altura da Estátua da Liberdade com os seus 46 metros.

Em envergadura ou peso, não irá rivalizar com a Hughes H-4 Hercules, a Antonov An-225 “Mriya” e a Scaled Composites Stratolaunch Modelo 351 “Roc”, consideradas atualmente as três maiores aeronaves do mundo, mas conseguirá superá-las completamente em termos de volume de carga que pode transportar.

Tal como os seus adversários, o WindRunner foi concebido com um propósito em especial - que o nome até deixa adivinhar: transportar as gigantescas pás das turbinas eólicas necessárias nos parques eólicos, com eficiência e rapidez em comparação com as alternativas rodoviária e marítima.

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O avião está a ser construído de forma a que possa transportar pás de até 105 metros, que poderão ser recolhidas nos seus locais de produção e transportadas para qualquer lugar.

Outra caraterística é a possibilidade de o modelo ser capaz de pousar em pistas curtas (de 1.830 metros) e, além disso, contar com um set de aterragem que permitirá operar em pistas temporárias não pavimentadas, se necessário.

A Radia avança que já está a trabalhar com fábricas e fornecedores e que espera iniciar a produção comercial da nova aeronave até ao final de 2027. De momento, já testou um modelo em escala – 1/42 do tamanho final – num túnel de vento.