A Xiaomi não quer apenas ser conhecida como fabricante de smartphones e produtos IoT, tendo mergulhado de cabeça na indústria automóvel. Pode demorar alguns anos até que comecemos a ver os seus veículos a circular nas estradas da Europa (provavelmente não antes de 2030), mas na China pretende ser dos mais vendidos para já.
Durante o verão a fabricante levantou a ponta do véu de uma versão desportiva do protótipo SU7, prometendo mais novidades para o final de outubro. E é exatamente o que se espera, a fabricante vai revelar o Xiaomi SU7 Ultra, aquele que já tem sido apontado como o desportivo para a nova geração de entusiastas do volante na China, tal como a Alemanha tem o AMG, o Japão o GTR e a Itália os Ferraris.
Veja na galeria imagens do Xiaomi SU7 Ultra:
A proposta da Xiaomi é um modelo topo de gama elétrico, prometendo uma capacidade de aceleração impressionante, mas igualmente de travar, graças ao motor Xiaomi HyperEngine V8s, assim como maior facilidade em curvar, ajudado pelo kit de suspensão Bilstein EVO T1.
Anteriormente, no que diz respeito ao protótipo, este modelo SU7 Ultra registou uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h em 1,97 segundos. O veículo desafia qualquer outro modelo tradicional a combustível referindo que consegue uma aceleração dos 0-200 km/h em apenas 5,96 segundos e ainda dos 0-300 km/h em 15,07 segundos, para uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.
A Xiaomi diz que o seu design exterior, totalmente construído em carbono, permitiu uma redução de 500 quilos no peso. O veículo tem uma aerodinâmica de downforce com o máximo de 2.145 quilos, prometendo uma maior estabilidade durante as manobras a alta-velocidade.
Os planos da Xiaomi, considerando o nível tecnológico que o SU7 Ultra promete, a marca estava confiante em testar o veículo na mítica pista de Nürburgring neste final de outubro. Será que o teasing diz respeito a este marco? Pelo teasing que Lei Jun, o fundador e CEO da Xiaomi partilhou na rede social X, é possível. A apresentação do automóvel será esta terça-feira às 11h00 (hora de Lisboa).
Veja o vídeo do automóvel:
De recordar que a fabricante construiu uma fábrica de veículos elétricos em Pequim com automação de última geração e inteligência artificial, com uma área de 718 mil metros quadrados. Todas as etapas do processo de fabrico vão permitir a produção de um veículo a cada 76 segundos. Para tal tem à disposição mais de 700 robots avançados, prometendo uma automatização total, executando tarefas como montagem, soldagem e pintura, “executadas com uma precisão quase perfeita”.
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