Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no TEK Notícias, assim como a inovação das empresas
Estudo indica que browsers com base em inteligência artificial, tais como o ChatGPT e o Copilot, estão a registar e a partilhar dados sensíveis, incluindo informação bancária, registos académicos ou números de segurança social.
A popularidade das redes virtuais privadas (VPNs) continua a crescer, mas nem todos os serviços são iguais e, em alguns casos, até podem colocar a sua segurança e privacidade em risco. Se vai instalar uma VPN no smartphone há aspectos importantes que deve ter em conta.
Descrito como um caderno com "superpoderes", o Wise Book da Firmo chega com uma aplicação educativa, com inteligência artificial integrada, que funciona como uma espécie de tutor virtual, permitindo, por exemplo, transformar apontamentos em explicações personalizadas.
Segundo a Kaspersky, os ataques através de browsers são o principal método de propagação de programas maliciosos em Portugal. Além das ameaças online, os ataques por meios físicos continuam a representar um risco significativo, avançam os especialistas.
Mais personalização, raciocínio profundo sempre que for preciso e maior integração com os serviços da Google: estas são algumas das novidades que o GPT-5 traz para o popular chatbot da OpenAI. Veja as funcionalidades que vai poder experimentar.
Investigadores revelam como um convite do Google Calendar podia transformar o Gemini numa ferramenta para ciberataques. A descoberta reportada à Google, que afirma ter implementado várias correções.
Um estudo revela que apesar do aumento das compras online pelos portugueses, a confiança dos seus dados pessoais e de pagamento continuam a ser uma preocupação.
É considerada uma vitória histórica da GEDIPE no combate à pirataria digital. A Google Portugal vai bloquear websites depois uma providência cautelar apresentada em junho de 2023.
Depois de ter sido condenada a pagar 1 milhão de euros pela partilha de dados de ativistas russos, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) perdeu o recurso em tribunal e poderá pagar agora 738 mil euros. A CML defendeu que vai recorrer "até ao limite" para "proteger os contribuintes".
A nova funcionalidade do Grok permite gerar vídeos de até 15 segundos e conta com quatro modos diferentes, incluindo um para conteúdo de cariz mais sexual. A novidade passa a estar disponível na app para iOS, mas apenas para os planos SuperGrok e Premium Plus X.
A Meta levantou a fasquia dos requisitos das contas do Instagram para poder transmitir ao vivo conteúdos. Terá que aumentar a audiência até 1.000 seguidores para ser legível de utilizar a funcionalidade.
A inteligência artificial está a ser utilizada em campanhas de desinformação em Portugal, utilizando a imagem de Cristiano Ronaldo e o primeiro-ministro Luís Montenegro, segundo relatório do IBERIFIER.
A China acusou os Estados Unidos de explorarem uma falha de segurança nos servidores de email da Microsoft para roubar dados militares e lançar um conjunto de ciberataques que tinham como alvo o sector da Defesa.
A funcionalidade permitia tornar as conversas com o ChatGPT visíveis para motores de busca e exigia o consentimento dos utilizadores antes da partilha. No entanto, muitos ativaram-na sem se darem conta, levando a dona do chatbot a desativar a opção.
Para já, o serviço de satélite da Starlink está apenas disponível em alguns países, esperando-se chegar a mais mercados. A União Europeia ainda está para aprovar as regras desta tecnologia.
Além do suporte à funcionalidade Search Live com vídeo, o AI Mode da Google estreia várias novidades, para já limitadas aos Estados Unidos, que incluem opções pensadas para quem está a preparar o regresso às aulas.
Alguns posts de debate público sobre temas importantes estão a ser bloqueados, por falharem na verificação de idade, como manda o novo regulamento de proteção de menores no mundo online, imposto pelo Reino Unido.
O NotebookLM já permitia converter documentos pesados e complexos em conversas ao estilo podcast e, agora, há mais uma novidade a caminho da plataforma “alimentada” por IA da Google, desta vez com vídeos.
A dona do Instagram e Facebook continua a investir na Inteligência Artificial e Mark Zuckerberg assina hoje um post onde diz que o desenvolvimento da superinteligência está próximo e que trará benefícios para todos.
A rede social TikTok está a reforçar a segurança, sem querer restringir a criatividade e inspiração dos criadores de conteúdos. Oferece mais de 50 diferentes funcionalidades para que usem e aprendam de forma mais segura.
Desenvolvido a pensar sobretudo nos estudantes universitários, o novo modo de estudo do ChatGPT foi concebido para ajudar a aprender, não apenas a concluir tarefas. A novidade passa a estar disponível para quem usa a versão gratuita, Plus, Pro e Team do chatbot.
À medida que o AI Mode no Google passa a estar disponível no Reino Unido, continuam a crescer as preocupações para quem depende do tráfego gerado pelas pesquisas mais “tradicionais” no motor de busca.
Não são só os sites de pornografia que têm de cumprir as novas obrigações de verificação de idade do Online Safety Act no Reino Unido. Plataformas como Discord e Reddit também têm de cumprir as regras. Além do uso de VPNs, há quem tenha encontrado um novo método para "enganar" os sistemas.
Embora a pesquisa do Google continue a ser a principal fonte de tráfego para os sites mais populares, dados da Similarweb mostram que as recomendações geradas por plataformas de IA como ChatGPT, Gemini, Grok ou Claude estão a crescer.