
A OpenAI já revelou o GPT-5, abrindo a porta a uma nova geração de modelos de IA que “alimentam” o ChatGPT. Descrito por Sam Altman, CEO da tecnológica, como um avanço significativo em comparação com o GPT-4, o GPT-5 afirma-se como "um passo importante" no caminho rumo à Inteligência Artificial geral (AGI, na sigla em inglês).
Nas palavras de Sam Altman, usar o GPT-5 é como conversar com um "verdadeiro especialista", com conhecimentos ao nível de um doutorado "em qualquer área". Mas as conversas não são a única área em que a nova geração se promete destacar e há novas capacidades e melhorias que vai poder experimentar no ChatGPT.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
5 novidades que vai poder experimentar no ChatGPT
Raciocínio mais profundo e menos erros
Se antes tinha de escolher entre as respostas rápidas dos modelos standard e as respostas “lentas”, mas mais desenvolvidas, dos modelos com capacidade de raciocínio, com o GPT-5 já não precisa de fazer. Com o novo modelo, o chatbot da OpenAI passa a “pensar mais profundamente” sempre que os utilizadores precisam.
Como explica a empresa, o modelo decide automaticamente se o seu pedido requer um nível de raciocínio mais elaborado, ativando, nesse caso, o modo “Thinking”. A decisão vai ter por base sinais presentes nos prompts e na conversa, além de padrões aprendidos a partir das escolhas dos utilizadores, das suas preferências e da frequência com que as respostas dadas são consideradas corretas.
Veja o vídeo
A precisão do modelo também foi melhorada, de modo a torná-lo mais honesto e seguro, mas também para apresentar informação mais exata sobre tópicos como saúde, numa novidade que se enquadra com as mudanças anunciadas recentemente pela empresa.
A OpenAI afirma que o GPT-5 comete menos erros e gera menos alucinações. As respostas geradas pelo novo modelo têm cerca de 45% menos probabilidade de conter erros em comparação com o GPT-4o. Quando é usado o modo de raciocínio, essa probabilidade desce para menos de 80% em comparação com o modelo o3.
Novas personalidades e opções coloridas
Com a chegada do GPT-5 há novas formas de personalizar a experiência com o ChatGPT, a começar pela personalidade do chatbot. Cada uma das novas personalidades, que se aplicam apenas à experiência de interações em texto, tem um estilo e tom próprio.
- "Cynic": sarcástico, direto e com um “humor” mais seco.
- "Robot": eficiente e objetivo, para respostas diretas sem emoção ou palavras a mais
- "Listener": calmo, com mais empatia e respostas tranquilas
- "Nerd": mais curioso e com maior entusiasmo pela partilha de conhecimento
Já era possível mudar a cor da interface no ChatGPT e, agora, poderá escolher tons de destaque para personalizar ainda mais os elementos visuais, incluindo botões ou os “balões” de conversa. A nova opção, que vai estar disponível através das definições, aplica-se tanto à versão web do ChatGPT como à aplicação para Android e iOS.
Textos mais claros e código mais útil
Na escrita, a OpenAI aponta para uma maior eficácia, com o chatbot a ajudar na criação de textos mais claros e envolventes. Já na programação, as capacidades do GPT-5 permitem que o ChatGPT colabore em tarefas mais exigentes, apresentando código mais fiável e identificando erros de maneira mais eficaz, quer seja um programador experiente ou alguém que ainda está a dar os primeiros passos neste mundo.
Conversas mais naturais por voz
Em destaque estão também melhorias no modo de voz do ChatGPT. Agora, o chatbot pode adaptar o tom e estilo da sua voz tendo em conta as instruções que lhe são dadas, sendo possível pedir, por exemplo, que fale de maneira mais rápida ou pausada, ou que use um tom mais caloroso.
As novidades, disponíveis para quem tem uma conta paga, aplicam-se também aos GPTs personalizados. Segundo a OpenAI, os utilizadores da versão Plus vão ter acesso quase ilimitado às respostas por voz. Já quem usa a versão gratuita poderá aceder por algumas horas.
Integração com o Gmail e o Google Calendar
Já era possível ligar o ChatGPT ao Google Drive e, agora, o chatbot passa a integrar-se diretamente com o Gmail e com o calendário da Google para uma experiência mais fluida e personalizada.
Para já, a funcionalidade vai estar apenas disponível para os utilizadores com contas Pro. Através dela será possível, por exemplo, perguntar ao ChatGPT que eventos tem na sua agenda para os próximos dias e que tarefas tem pendentes, mas também que emails tem por responder na sua caixa de correio.
Como saber se já tem a nova versão do ChatGPT?
Desta vez, GPT-5 passa a estar disponível para os utilizadores das versões gratuitas, Plus e Teams do ChatGPT. Na próxima semana, o modelo estará disponível para as contas Enterprise e Edu.
Para quem usa a versão gratuita, quando chegar ao limite de utilização, o ChatGPT passa a fazer uso do GPT-5 Mini, uma versão mais "pequena" do modelo. Os assinantes do plano Pro terão acesso ilimitado ao modelo, assim como ao GPT-5 Pro, cujas capacidades de raciocínio são ainda mais avançadas para respostas mais detalhadas. Com a chegada do GPT-5, a anterior geração de modelos da OpenAI deixará de estar disponível.
O novo modelo já está disponível e, se visitar a página do GPT-5 no site da OpenAI, encontrará um botão com a descrição "Try now in ChatGPT" (ou "Experimente agora no ChatGPT", em português).
Note, no entanto, que a mudança não será imediata. "Estamos a disponibilizar o GPT-5 de forma gradual para garantir a estabilidade durante o lançamento", explica a OpenAI. "Alguns utilizadores poderão ainda não ver o GPT-5 nas suas contas, uma vez que a disponibilização está a ser feita por fases", detalha a empresa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
NASA mostra planeta que encolhe a um ritmo anormal. A culpa é de uma estrela -
App do dia
Meow Rangers mistura gatos heróis com estratégia e batalhas contra monstros -
Site do dia
Poolsuite combina o som do verão com nostalgia numa viagem à Internet dos anos 90 -
How to TEK
Não gosta das aplicações predefinidas do Android? Veja como trocar
Comentários