Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Quase sete anos depois do RGPD entrar em vigor, a aplicação efetiva de sanções ainda é limitada. As autoridades europeias parecem relutantes em aplicar multas, com os casos a terminarem muitas vezes com acordos ou arquivamentos.
Um novo estudo apresentado pelo Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais, da Universidade Nova de Lisboa realça que são necessárias ações urgentes para "promover a formação especializada, criar diretrizes claras, fomentar a segurança e a inovação no uso da IA no jornalism
A tecnologia de inteligência artificial não está a ser bem vista pelo Vaticano, que pede aos governos que supervisionem o seu desenvolvimento, devido à sua capacidade de espalhar desinformação.
Provavelmente não. A pergunta é o ponto de partida de um alerta deixado pelo European Data Protection Board no Dia Europeu de proteção de dados para a partilha de informação pessoal.
Seguindo as ordens do Presidente dos EUA, Donald Trump, a Google já passou a usar o nome Golfo da América em vez de Golfo do México. Mas só para os utilizadores nos Estados Unidos.
Burlões tentam passar-se por agentes comerciais das operadoras de TV por cabo, abordando clientes em fim de fidelização para renovar contratos, pedindo-lhes para trocar equipamentos por centenas de euros.
O estudo divulgado pela Anacom faz a análise do nível de literacia digital da população e salienta ainda que nas empresas, 38% têm intensidade digital com níveis alto e muito alto.
Dezenas de milhares de euros podem ter sido desviados após intrusão e interferência no website da Segurança Social Direta em setembro, de pelo menos 6.000 vítimas.
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recebeu recentemente uma reclamação sobre uma alegada ocorrência de práticas discriminatórias do Instagram. Os desenvolvimentos sobre a X também estão a ser acompanhados.
No mais recente relatório da Cloudflare, foram divulgados dados sobre os ataques de DDoS relativos a 2024. A empresa travou, em média, 4.870 ataques por hora, sendo a Indonésia o principal país de origem.
A partir de fevereiro quando entrar na sua conta Microsoft a sessão ficará ativa até que deu indicações do contrário. Se usa com frequência computadores públicos, tenha atenção a esta alteração.
Pedro Sánchez propôs em Davos medidas como o fim do anonimato online, maior transparência nos algoritmos e responsabilização dos líderes das grandes tecnológicas, defendendo mais leis europeias para proteger a democracia dos abusos digitais.
O relatório da SRJI relativo ao terceiro trimestre de 2024 aponta para um crescimento de jogadores registados em quase 17% e ativos em 28%. Receita bruta foi de 266 milhões de euros.
Dois investigadores acreditam ter sido feita "clara pressão política" para que a Meta decidisse acabar com a verificação de factos e defendem que agora haverá "menos controlo da desinformação" na Meta
O código de conduta promovido pela Comissão Europeia tem como base o regulamento dos Serviços digitais (DSA) e foi assinado pelo YouTube, Twitch, TikTok, Snapchat, X e outras plataformas online.
Entre as primeiras medidas assumidas por Donald Trump no dia em que tomou posse como Presidente dos Estados Unidos está o adiamento da suspensão do TikTok, que este fim de semana tinha sido suspenso no país. Elon Musk também ganha mais poder.
Cerca de 30.000 utilizadores mudaram esta segunda-feira a sua conta no X para Mastodon ou BlueSky com a plataforma francesa HelloQuitx. A debandada assinala o dia da investidura de Donald Trump que conta com o dono da rede social Elon Musk na sua equipa.
Portugal está entre os países com maior subida no número de registos dos chamados ccTLD, domínios de topo de internet para países em 2024, com o .pt, apenas superado pela Rússia, Indonésia e Turquia, que conseguiram aumentos superiores.
Alegando que as medidas não são apropriadas para os seus serviços, a Google rejeitou as exigências da nova lei de verificação de factos na Europa, destinada a reforçar a regulamentação sobre desinformação nas plataformas digitais.
Além de destruírem vidas e comunidades, os recentes incêndios em Los Angeles estão a ser explorados por cibercriminosos, através de esquemas fraudulentos que aproveitam a solidariedade das pessoas em momentos de fragilidade emocional.
Os dispositivos inteligentes prometem facilitar a vida, mas também trazem um preço elevado: a privacidade. Invisíveis, recolhem dados pessoais, expondo quem os usa a riscos consideráveis. Até onde a tecnologia está a entrar nas nossas casas?